Quer entrar em contato conosco?

Professora Fátima Rosane Dias Azambuja
e-mail: vemoscomasmaos@gmail.com
Sala de Recursos para Deficientes Visuais da E.E.E.M.Sen.Salgado Filho - Alvorada-RS

sábado, 30 de agosto de 2008

Baile de Debutantes Especiais

Em outubro vamos realizar o I Baile de Debutantes de Alvorada promovido pelo Vemos com as Mãos. Quem quiser participar, ajudar, comprar ingressos (R$ 10,00), patrocinar ou apadrinhar alguma debutante pode entrar em contato conosco pelo telefone 96229134 ( Fátima) ou pelo email aresdaqui@yahoo.com.br O Baile só acontece com o apoio das pessoas e empresas. Estamos contando com o Instituto HSBC Solidariedade, a ótica Trijóia, Di Boa Hip Hop, e estamos aguardando outros apoiadores.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Escola de Alvorada propõe novo método de ensino

(25/08/2008 - 16:53)

  • A deficiência visual tem impedido que muitas crianças se desenvolvam na vida escolar e social. Para mudar essa realidade Alvorada conta com o Projeto "Vemos com as Mãos", desenvolvido na Escola Senador Salgado Filho pela professora Fátima Azambuja.

  • Atendendo crianças e adolescentes portadores de deficiência visual, o projeto se desenvolve em uma sala de recursos adaptados onde os alunos aprendem a realizar as tarefas do dia-a-dia, como arrumar cama, cozinhar e lavar louça.

  • Hoje o projeto atende 28 alunos da Salgado Filho e outros em dez escolas da cidade, sempre no turno inverso ao da aula. Atividades como balé e capoeira também fazem parte da rotina dos alunos. Fátima Azambuja ressaltou que "os alunos tem se sentido valorizados, e percebe-se a mudança imediata da sua auto-estima".

  • Melhorar a relação entre professores e alunos com relação aos estudantes que possuem algum tipo de deficiência é também um dos objetivos do projeto.

  • Dia 13 de agosto o projeto foi apresentado durante a abertura 2ª Congresso "Vemos com as Mãos" - Encontro de Educação Inclusiva, nas dependências da Escola, contando com a presença da coordenadora da Mulher da Prefeitura de Alvorada, Mari De Bortoli, da diretora Neusa e professora Fátima Azambuja, idealizadora.
  • fonte: site da prefeitura de Alvorada

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Estamos no site da prefeitura de Alvorada

Saiu reportagem sobre nosso projeto no site da prefeitura de Alvorada, falando sobre o encontro e o trabalho realizado. Para ver a notícia clica no título desta chamada e na notícia do dia 25 de agosto. Abração.

II Encontro de Educação Inclusiva de Alvorada

O Encontro foi bem interessante, com prticpantes de qualidade, professores que querem ser professores ainda melhores do que já são. Alguns de perto outros de mais longe, trocando idéias, aprendendo, ensinando, vivendo e curtindo as formas de aprendizagem que foram expostas. Deixo aqui o muito obrigado aos palestrantes e oficineiros que trocaram seus afazeres e familiares paraestarem conosco em uma batalha da luta que eles também acreditam: A luta por uma Educação sempre de melhor qualidade. Esta semana já estarei divulgando o curso de leitura e escrita em braille e as demandas retiradas na Conferência Estadual em Defes dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Para quem pediu material sobre dislexia...

O que ajuda a criança disléxica em casa
1 - Dividir a lição em partes para cansar menos e a produção ser maior. 2 - Alguém estar ao lado para ler os enunciados ou explicá-los, caso a criança tenha dúvidas. 3 - Dividir a leitura de livros com a criança: a criança lê uma parte a mãe (ou pai irmão, etc.) outra, depois a criança novamente. Começar a leitura do livro muito antes da data da avaliação para se ter tempo para a leitura de pequenas partes por vez. 4 - Procurar livros, sites etc. que demonstrem através de figuras, desenhos, esquemas a matéria de forma concreta para facilitar a compreensão. 5 - Alugar filmes que retratem questões históricas ou literárias que estão sendo vistas na escola também ajudam na compreensão. 6 - Valorizar os acertos da criança e não destacar somente os erros. Não somente em assuntos relacionados à escola como também no dia a dia. 7 - Observar a criança e perceber o que para ela funciona melhor: estudar à tarde, pela manhã ou à noite; sozinha ou acompanhada; fazer intervalos de 15 minutos ou meia hora, etc. Cada criança é diferente da outra e com os disléxicos também funciona assim. 8 - Falar com a criança quando ela estiver com atenção voltada para você. Caso contrário pedir para que olhe para você para ter certeza que ela irá "ouvir" o recado. 9 - Conversar com a coordenação da escola e verificar a disponibilidade para atender às necessidades da criança quanto à prova oral, provas alternativas, etc., conforme relatório entregue. 10 - Propiciar o acompanhamento indicado no relatório para melhor evolução do desempenho escolar. 11 - Não corrigir sistematicamente erros da escrita e disnomias (trocas de palavras). 12 - Demonstrar amor, carinho e aceitação, incentivando à superação das dificuldades. Sugerimos a leitura do livro "Nem sempre é o que parece" (disponível na ABD) onde poderão encontrar mais informações sobre a

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008

Os primeiros Jogos Paraolímpicos (Paraolimpíada) foram realizados em 1960 em Roma. Da mesma forma que o Parapan é a versão dos Jogos Pan-Americanos para atletas com deficiências físicas, visuais ou mentais, os Jogos Paraolímpicos é a versão dos Jogos Pan-Americanos para atletas com essas deficiências. História dos Jogos Paraolímpicos (Paraolimpíada) O neurologista Sir Ludwig "Poppa" Guttmann é considerado o pai dos Jogos Paraolímpicos. Guttmann nasceu na cidade de Toszek na Alemanha (atualmente pertence a Polônia). Fugindo da perseguição aos judeus fugiu para a Inglaterra em 1944. Quatro anos depois começou a realizar competições com veteranos da II Guerra Mundial com lesões na medula. O sucesso da competição fez levar a realização de uma competição mundial nos mesmos moldes das Olimpíadas. Em 1960 foram realizados a primeira versão dos Jogos Paraolímpicos em Roma e em 1976 dos Jogos Paraolímpicos de Inverno em Örnsköldsvik, Suécia. Modalidades dos Jogos Paraolímpicos (Paraolimpíada) • Arco e Flecha • Atletismo • Basquete em cadeira de rodas • Boccia • Ciclismo • Esgrima • Futebol de 5 • Futebol de 7 • Goalball • Halterofilismo • Equitação • Judô • Natação • Rugby • Tênis de Mesa • Tênis em cadeira de roda • Tiro • Vela • Vôlei Jogos Paraolímpicos de Verão - Pequim 2008 Pôster dos Jogos Paraolímpicos de Verão - Pequim 2008 Os Jogos Paraolímpicos de Verão de Pequim serão realizados entre 6 e 17 de setembro de 2008. Saiba mais na página Paraolímpiada de Pequim 2008. O que são os Jogos Parapan-Americanos?

domingo, 17 de agosto de 2008

Prêmio Educação 2008

Sinpro/RS: Prêmio Educação 2008 – Indicações já podem ser feitas

Está aberto o período de indicações para o Prêmio Educação RS, instituído pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS - Sinpro/RS. As indicações podem ser feitas por meio de formulário on-line www.sinprors.org.br/premio, até o dia 22 de setembro. O Prêmio chega à 11º edição destacando um projeto, um profissional ou uma Instituição do meio educacional do Rio Grande do Sul. As indicações são feitas tradicionalmente pela comunidade: docentes, representantes de instituições de ensino, poder público, organizações não-governamentais, sindicatos e profissionais ligados à área da Educação de todo o Estado. A Comissão Julgadora deste ano será divulgada na segunda quinzena de agosto pelo site do Sinpro/RS. Este ano, a entrega do Prêmio será realizada no dia 17 de outubro, às 19h30min, no auditório da sede estadual do Sinpro/RS (Av. João Pessoa, 919 – Porto Alegre) em comemoração ao Dia do Professor. Os vencedores recebem o troféu Pena Libertária, especialmente criado para o Prêmio Educação pelo artista plástico Gustavo Nakle. Até 2007, foram premiados 13 projetos, 11 instituições e 12 profissionais de todo o Estado. Sobre o Prêmio Educação RS Instituído pelo Sinpro/RS em 1998, o Prêmio Educação RS tem pautado suas iniciativas no sentido de participar da luta em defesa da qualidade da educação no nosso Estado. Nesse sentido, estimula e valoriza profissionais, instituições e projetos que estejam comprometidos com a educação e que tenham como objetivo o trabalho centrado na perspectiva sócio-educacional. Fonte: Sinpro/RS Publicado em 01/08/2008

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Somos Finalistas!!!!!!

Notícias

Notas

08 de Agosto de 2008

50 finalistas e Prêmio Escola

Conheça a vencedora do Prêmio Escola e saiba quem são os 50 finalistas do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, selecionados entre os quase 5 mil inscritos. São dois finalistas no Rio Grande do Sul.
Adivinha quem?

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Aqui a Ficha de inscrição

Dias 13, 14 15 e 16 de agosto teremos o II Encontro Regional de Educação Inclusiva na cidade de Alvorada, organizado pelo Projeto VEMOS COM AS MÃOS. Inicia dia 13 com credenciamento e recebimento do kit a partir das 16 horas. Abertura e apresentações artísticas às 19 horas. Nos dias 14, 15 e 16 haverá palestras sobre Arteterapia; Síndromes, necessidades e atendimento; Balé clássico na inclusão do deficiente visual; Drogadição, como identificar e o que fazer; Capoeira na recuperação social e inclusão da criança e adolescente; Oficinas de leitura em Braille; LiBraS comunicação básica; Curta metragens e Espaço para exposição oral ou painel de trabalhos realizados nas escolas. Preencha a Ficha de Inscrição abaixo com o comprovante do investimento e identifique caso queira expor seu trabalho. Envie ficha para e-mail: vemoscomasmaos@yahoo.com.br

II Encontro de Educação Inclusiva de Alvorada

Para quem ainda não fez sua inscrição há tempo. Os encontros iniciarão às 8h e 30 min e terminarão às 19h e 30 min na quinta e sexta, no sábado o encerramento e entrega de certificados será às 16 horas. Professores que apresentarem seus trabalhos receberão certificado de expositor, mas devem avisar até dia 12 para que seja acertado o horário. Tem gente que não está conseguindo acessar a ficha de inscrição, é só clicar no blog que ela aparece e clicando nela o bloco de notas se abre. (Aprendendo Informática!!!) Caso alguém não consiga mandar mensagem para o vemoscomasmaos@yahoo.com.br pode mandar para o aresdaqui@yahoo.com.br para Fátima. Abração a todos!

Quem é Eliane Barreto da Arteterapia?

Eliane Barreto
51-92362726

Especialista em Arteterapia pelo INFAPA. Bacharel em Desenho e Plástica pela UFSM e Técnica em Estimulação e Reabilitação Visual, pelo Instituto Ver- Poá. Atua como instrutora de processos de desenvolvimento pessoal para grupos e reabilitação física e psicológica. Desenvolveu trabalhos plásticos com os mais variados suportes, tendo exposto seu trabalho em várias galerias e exposições da região sul. Participou de salões de artes plásticas no Brasil e América Latina. Desenvolveu trabalho social na oficina de criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, e atualmente desenvolve projetos de Arteterapia junto a Brigada Militar e na Policlínica do Exército de Porto Alegre, além de atendimentos individuais em seu atelier terapêutico.

sábado, 9 de agosto de 2008

ARTETERAPIA estará presente no II Encontro de Educação Inclusiva de Alvorada

Clique na palavra arteterapia do título e conheça um pouco do trabalho da Eliane Barreto.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

II Encontro de Educação Inclusiva em Alvorada

Para quem ainda não fez sua inscrição há tempo. Os encontros iniciarão às 8h e 30 min e terminarão às 19h e 30 min na quinta e sexta, no sábado o encerramento e entrega de certificados será às 16 horas. Professores que apresentarem seus trabalhos receberão certificado de expositor, mas devem avisar até dia 12 para que seja acertado o horário. Tem gente que não está conseguindo acessar a ficha de inscrição, é só clicar no blog que ela aparece e clicando nela o bloco de notas se abre. (Aprendendo Informática!!!) Caso alguém não consiga mandar mensagem para o vemoscomasmaos@yahoo.com.br pode mandar para o aresdaqui@yahoo.com.br para Fátima. Abração a todos!

Para lembrar do Baile de Debutantes Especiais-2008

Para lembrar do Baile de Debutantes Especiais-2008

Primeira Dama de Alvorada Rejane Brum no meio de nós.

Primeira Dama de Alvorada Rejane Brum no meio de nós.

Diretora Neuza (azul) e Seu Azambuja no camarin dos bailarinos.

Diretora Neuza (azul) e Seu Azambuja no camarin dos bailarinos.

Thiago e Vanessa.

Thiago e Vanessa.

Coreografia criada pela Gislaine, dançada por ela, Andressa e Francielle.

Coreografia criada pela Gislaine, dançada por ela, Andressa e Francielle.

Bailarina Gislaine.

Bailarina Gislaine.
© 2008 Por *Templates para Você*