Quer entrar em contato conosco?

Professora Fátima Rosane Dias Azambuja
e-mail: vemoscomasmaos@gmail.com
Sala de Recursos para Deficientes Visuais da E.E.E.M.Sen.Salgado Filho - Alvorada-RS

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Em Cidreira...

É verão e todo mundo quer ir para a praia. O deficiente visual também. Também quer pular as sete ondinhas da virada do ano, mergulhar, ouvir os fogos e muitos querem até sentir a luz ou ver o que conseguem ver. Tomar sorvete, paquerar na avenida principal, fazer novas amizades, dançar e tudo o que todo mundo está fazendo. Como estão nossas praias para receber os deficientes? Os restaurantes têm menu em braille, ou garçons com paciência e tempo para ler todo o cardápio e preços? As lojas estão com etiquetas acessíveis para quem não vê? Ouvi um boato que tem uma loja com etiquetas em braille no Litoral Norte na praia de Cidreira e estou indo lá conferir. Amanhã conto a resposta. Aguardem !!! Aproveito aqui para desejar um FELIZ ANO NOVO para todos! Abração Fátima

sábado, 20 de dezembro de 2008

Quem tiver trabalho bacana pode nos mandar.

Se alguém fez um trabalho bacana com seus alunos na área da inclusão, de preferência e quiser mandar, a gente publica aqui no blog. Manda o nome do criador bem direitinho para a gente dar crédito para quem realmente faz. Manda para vemoscomasmaos@yahoo.com.br Abração Fátima

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

É um prazer receber a visita do pessoal de Goiânia

Estamos muito felizes em saber que vocês estão com um aluno DV praticando Pilates aí na academia. A gente sabe que no primeiro momento é apavorante, dá dor de barriga, nervoso, será que vou conseguir? Será que vai me aceitar, será que vamos nos entender? E isto ocorre dos dois lados. As mesmas perguntas pipocam no deficiente e no não deficiente. Professor e aluno. O mais importante é estar a fim! E isto já vimos que vocês estão, por isto já são muito queridos por nós. Minha dica para os professores é: na hora que a academia fecha, venda teus olhos e vai praticar vendado. Mas com hora marcada, aconteça o que acontecer, não tira a venda antes de completar uma hora. ACONTEÇA O QUE ACONTECER!!!! Lembra que o teu aluno não tira a venda nunca. Isto não resolve todas as dúvidas mas ajuda beeeeemmmm!!!! Qualquer coisa estamos por aqui, ou no orkut, somos amigos do professor Daniel Azambuja aí. E fãs dele também! ÊÊÊÊÊÊÊ!!!!!!!!! Abração. qualquer dúvida podem mandar email para vemoscomasmaos@yahoo.com.br

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Sobre dislexia

FONTE DE PESQUISA: http://www.ajudas.com/notVer.asp?ID=1322 Dislexia: Como Identificar? Como Intervir? quarta-feira, 2 de abril de 2008 por Dra.PaulaTeles Imagem ilustrativa desta notícia«A dislexia não tem nada a ver com problemas de visão nem com falta de inteligência, mas é um défice fonológico». Esta explicação é sempre dada da mesma forma pela Dra. Paula Teles, psicóloga educacional, autora do "Método Fonomímico Paula Teles" e uma das maiores investigadoras nacionais na área das dificuldades da aprendizagem da escrita e leitura. O ajudas.com abordará este mês de Maio o tema Dislexia. Para isso contaremos, neste espaço, com diversos artigos escritos pela Dra. Paula Teles, bem como a sugestão e explicação dos materiais mais indicados por esta grande especialista na matéria. O Método Fonomímico Paula Teles - I Parte Os Cartões Fonomímicos e o CD com as Cantilenas do Abecedário, foram elaborados tendo como referência os resultados da investigação neurocientífica, os estudo e a experiência profissional da autora, professora e psicóloga educacional, que ao longo de mais de quatro décadas tem exercido a sua actividade profissional na avaliação, ensino e reeducação de crianças e jovens com perturbações da linguagem, da leitura e da escrita. Estes materiais propõem-se iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita mediante a realização de actividades lúdicas, atractivas e divertidas. As crianças observam os desenhos de cada “Animal-Fonema”, ouvem e cantam as suas “Histórias-Cantilenas”, mimam os respectivos gestos. imagem do conjunto de cartões de trabalho do método fonomímico da Dra. Paula Teles Através desta metodologia fonomímica, multissensorial, descobrem com prazer a relação entre os sons da linguagem oral e as letras do alfabeto e, de degrau em degrau, vão progredindo nas competências da leitura e da escrita, aprendem a sério…a brincar… Têm como objectivos específicos: · Desenvolver a Consciência Fonémica - a consciência de que as palavras da linguagem oral são formadas por fonemas. · Ensinar o Princípio Alfabético - ensinar que os fonemas da linguagem oral são representados pelas letras do alfabeto. · Ensinar as Correspondências Fonema Û Grafema - o conhecimento automático das diferentes correspondências fonema Û grafema. · Ensinar as Irregularidades nas Correspondências Fonema Û Grafema - ensinar que alguns fonemas que podem ser representados por diversos grafemas e que alguns grafemas têm diferentes correspondências fonémicas. · Memorizar as Cantilenas do Abecedário. Destinam-se a todas as crianças, com e sem dificuldades fonológicas ou de leitura, desde a fase de “leitores-ouvintes” até conseguirem atingir uma leitura correcta, fluente e compreensiva. Artigo publicado na Revista Portuguesa de Clínica Geral, (Actualizado). Saber mais com o

Notícias relacionadas 1/5/2008 Um Abecedário e um silabário que ajudam muito.... DISLEXICOS QUEREMOS CONTATO: Elizabete Rodrigues Pedagoga/ Psicopedagoga/NEUROPEDAGOGA.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Vamos votar na Verônica!!!!!

Recadinho que o guerreiro e a Taty deixaram no meu orkut e como curto muito a Verônica coloco aqui para vocês votarem também na atleta feminina destaque nas olimpíadas de Pequim. beijão a todos!

Guerreiro & Taty:

Oi amigos da Comunidade Paratleta Verônica Almeida dá uma passadinha no site: www.paradesporto.com.br para deixarem seu voto na nossa atleta especial, como destaque em Pequim... Temos que seguir na torcida, Valeu!!!!

Para lembrar do Baile de Debutantes Especiais-2008

Para lembrar do Baile de Debutantes Especiais-2008

Primeira Dama de Alvorada Rejane Brum no meio de nós.

Primeira Dama de Alvorada Rejane Brum no meio de nós.

Diretora Neuza (azul) e Seu Azambuja no camarin dos bailarinos.

Diretora Neuza (azul) e Seu Azambuja no camarin dos bailarinos.

Thiago e Vanessa.

Thiago e Vanessa.

Coreografia criada pela Gislaine, dançada por ela, Andressa e Francielle.

Coreografia criada pela Gislaine, dançada por ela, Andressa e Francielle.

Bailarina Gislaine.

Bailarina Gislaine.
© 2008 Por *Templates para Você*