Quer entrar em contato conosco?

Professora Fátima Rosane Dias Azambuja
e-mail: vemoscomasmaos@gmail.com
Sala de Recursos para Deficientes Visuais da E.E.E.M.Sen.Salgado Filho - Alvorada-RS

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Recado da Disléxicos

Intel Reader transforma texto impresso em palavras faladas

Intel lança dispositivo móvel para pessoas com deficiências que dificultam a leitura, como dislexia, problemas de visão e até cegueira






A Intel Corporation anunciou hoje o Intel Reader, um dispositivo móvel projetado para aumentar a independência das pessoas que possuem problemas de leitura. O Intel Reader pode ajudar cerca de 55 milhões de pessoas nos Estados Unidos que possuam dislexia ou outras deficiências específicas de aprendizagem ou tenham problemas de visão, como cegueira parcial ou total, o que torna a leitura de palavras impressas difícil ou impossível.

O Intel Reader tem o tamanho similar ao de um livro e converte texto impresso em texto digital para depois lê-lo em voz alta para o usuário. O seu design único combina uma câmera de alta resolução com o poder do processador Intel® Atom™, permitindo que os usuários escutem o texto impresso. O Intel Reader estará disponível nos Estados Unidos por meio de revendedores selecionados, incluindo CTL, Don Johnston Incorporated, GTSI, Howard Technology Solutions e HumanWare.

Grandes quantidades de texto, como um capitulo inteiro de um livro, poderão ser facilmente capturadas para leitura posterior quando o Intel Reader for utilizado em conjunto com o Intel® Portable Capture Station. Os usuários terão acesso confortável e flexível a uma variedade de materiais impressos, ajudando não apenas a aumentar a liberdade deles, mas também a melhorar a produtividade e a eficiência na escola, no trabalho ou em casa. O Intel Reader possui o endosso da Associação Internacional de Dislexia como um avanço importante nas tecnologias de apoio. Além disso, a Intel está trabalhando com a Associação de Tecnologias de Apoio em seus programas, o Conselho da Criança Excepcional, a Lighthouse International, o Centro Nacional de Problemas de Aprendizagem e a Federação Nacional dos Cegos para ajudar a suprir as necessidades das pessoas que possuem dificuldade para ler.

“A especialidade do Grupo de Saúde Digital da Intel é encontrar soluções tecnológicas inovadoras para melhorar a qualidade de vida”, declarou Louis Burns, vice-presidente e gerente geral do Grupo de Saúde Digital da Intel. “Estamos orgulhosos em oferecer o Intel Reader como uma ferramenta para as pessoas com problemas para ler impressos padrões, para que elas possam ter um acesso mais fácil às informações necessárias para o nosso dia-a-dia, como ler uma oferta de trabalho ou até o cardápio de um restaurante”.

O conceito original do Intel Reader veio de Ben Foss, um pesquisador da Intel identificado na escola elementar como um entre os 20% de pessoas de todo o país que apresentam sintomas de dislexia. Por toda a escola, universidade e pós-graduação, ele dependeu da leitura de outros para ele ou de um duro processo para extrair as letras da página sozinho. Como adulto, muito do conteúdo que ele desejava, desde conteúdo profissional a leitura por prazer, não estava disponível em áudio.

“Como uma pessoa que faz parte da comunidade de dislexia, estou feliz em poder ajudar a igualar as condições para pessoas que, como eu, não possuem acesso à palavra escrita”, declarou Foss. “O sentimento de solidão normalmente aparece por não sermos capazes de ler facilmente. Esperamos abrir as portas para as pessoas dessas comunidades. O Intel Reader é uma ferramenta que pode ajudar as pessoas com dislexia, cegueira parcial ou total, além de outros problemas que dificultem a leitura, a acessarem os recursos necessários para participarem e serem bem sucedidos na escola, no trabalho e na vida”.

Para mais informações sobre o Intel Reader ou onde comprá-lo, visite reader.intel.com.

0 comentários:

Para lembrar do Baile de Debutantes Especiais-2008

Para lembrar do Baile de Debutantes Especiais-2008

Primeira Dama de Alvorada Rejane Brum no meio de nós.

Primeira Dama de Alvorada Rejane Brum no meio de nós.

Diretora Neuza (azul) e Seu Azambuja no camarin dos bailarinos.

Diretora Neuza (azul) e Seu Azambuja no camarin dos bailarinos.

Thiago e Vanessa.

Thiago e Vanessa.

Coreografia criada pela Gislaine, dançada por ela, Andressa e Francielle.

Coreografia criada pela Gislaine, dançada por ela, Andressa e Francielle.

Bailarina Gislaine.

Bailarina Gislaine.
© 2008 Por *Templates para Você*