Quer entrar em contato conosco?

Professora Fátima Rosane Dias Azambuja
e-mail: vemoscomasmaos@gmail.com
Sala de Recursos para Deficientes Visuais da E.E.E.M.Sen.Salgado Filho - Alvorada-RS

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Oficinas gratuitas no RUMO NORTE : vale a pena!

Encaminhamos informações sobre oficinas que a Instituição Rumo Norte oferece para pessoas com deficiência e carentes.
O endereço da instituição é Praça Parobé, 130 - 11º andar - Centro - Porto Alegre - Fone: 30132928 falar com Rose (manhã) e Evelise (tarde).

Solicitamos sua colaboração na divulgação das oficinas, pois é uma oportunidade para os alunos e seus familiares de receberem cursos de formação gratuitos.

Embrião na Record lá no colégio da Naty

Dia 03 de dezembro, sexta-feira, o apresentador da RECORD, BALANÇO GERAL, ALEXANDRE SACOMORI, fez a alegria dos alunos da Escola Municipal Elisardo Duarte Neto, durante a entrevista com os Professores Voluntários: Marta Halm Abreu e Joares de Brito, Oficineiros de Xadrez e Papietagem, Sacomore também entrevistou as crianças e interagiu com elas.
Sacomori viu a construção das peças gigantes de xadrez feitas por crianças de 7 anos e conheceu a técnica chinessa de Papietagem que a Embrião ensina nas escolas de Alvorada como Educação Ambiental.
A Presidente da Embrião lembrou que segundo Weiss, é no processo lúdico que a criança constrói seu espaço de experimentação de transição entre o mundo interno e externo. Neste espaço transacional da-se a aprendizagem. É a oportunidade que a criança deve para investigar (aplicar seus esquemas precoces) e para modificar (por transformações de seus esquemas).
O Coordenador do Projeto Josué Aguiar, lembrou para os entrevistadores a importância de todo o cidadão recolher óleo de cozinha usado e pilhas e a necessidade dos empresários da região ajudar na construção da sede da entidade, na ampliação do projeto na região e na aquisição de um veículo para transporte de crianças e a coleta do óleo de cozinha.
Janete Soares dos Santos
Para ver as fotos é só clicar no título desta notícia!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Curso da Ampla Brasil

Curso de Atendimento para
Secretárias, Recepcionistas e Telefonistas
Facilitadora: Profª. Mariúsa Beltrão
Data: 06 e 07 de Dezembro de 2010 às 19h
Local: FEDERASUL - Largo visconde de Cairú, 17 - 3º andar - Centro - Porto Alegre/RS
 
PÚBLICO-ALVO: Secretários, recepcionistas, telefonistas, auxiliares, pessoal de suporte e linha de frente.
 
   Mariusa Beltrão é graduada em Letras, pós-graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professora do Curso de Secretariado Executivo Bilíngüe da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e responsável pela coordenação do Curso de Pós-Graduação em Secretariado Executivo – ênfase em Gestão Empreendedora. Como docente, também trabalhou junto a UFRGS. Na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, atuou como coordenadora da Escola de Criação e, nos MBAs é professora o Workshop de Comunicação Verbal. Foi professora "notório saber"do curso de Secretariado Executivo da PUCRS. Presta consultoria especializada e capacitação nas áreas comportamentais e técnica a inúmeras empresa do RS. Atua como palestrante de eventos e presta consultoria especializada na área da comunicação a empresas.
   É autora dos livros "Correspondência, Linguagem & Comunicação", " A Prática de Secretariado" pela Editoras Atlas– SP. Seus livros são referências bibliográficas para concursos públicos.
 
TÓPICOS
  • Comunicação verbal x comunicação não-verbal;
  • A importância da percepção no atendimento;
  • Auto-estima x auto-motivação;
  • Endomarketing: sinais e causas de desmotivação;
  • A ética profissional; Marketing pessoal e comportamento profissional;
  • Alguns paradigmas no atendimento;
  • Procedimentos corretos ao recepcionar pessoas (clientes, visitantes etc.);
  • Gerenciando a postura de linha de frente;
  • Como administrar situações difíceis e/ou constrangedoras;
  • Regras básicas para o sucesso do profissional de atendimento;
  • Cliente: comprometimento x satisfação; A utilização adequada do telefone;
  • Fraseologia usual; Defeitos a corrigir na conversação;
  • Criando formas de atendimento-padrão ao telefone (Telefonista, DDR e ramais).
 
OBJETIVO:
Desenvolver as qualidades básicas para o efetivo desempenho das funções de telefonista-recepcionista,
objetivando uma melhor adequação ao atendimento aos públicos interno e externo.
 
Atenciosamente,
Ampla Brasil
Você cada vez Melhor
(51) 3357.6464

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Seminário sobre Exclusão Inclusão e Diversidade na Educação

     O II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE EXCLUSÃO, INCLUSÃO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO acontecerá entre 22 a 25 de março de 2011, e mais uma vez trará à capital paraibana, os principais nomes da área para debater a questão da inclusão social, como premissa para que possamos construir um país mais humano, democrático e solidário. Sem dúvida alguma, as experiências e pesquisas do Brasil e de outras partes do mundo contribuirão para que possamos vislumbrar alternativas de superação da condição de exclusão em que vive boa parte da população mundial.

As inscrições já estão abertas pelo site:

www.exclusao.org/seminario2011

Recado da Embrião-para ver as fotos clique no título da matéria

Assembleia premia a Responsabilidade
Foram contemplados projetos voltados ao bem-estar e à preservação.
ALVORADA É CERTIFICADA POR TRABALHO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
MEDALHAS FORAM ENTREGUES PARA REPRESENTANTES DA EMBRIÃO E SOUL.
A entrega dos troféus aos vencedores da 11ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social foi realizada na noite desta quinta-feira, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A distinção visa homenagear ações e projetos de empresas e entidades a partir da análise de seus balanços sociais. São contemplados projetos voltados para o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental.
Neste ano, 223 organizações receberam certificados de Responsabilidade Social. Dentre elas, as 13 que apresentaram melhor desempenho na pontuação do Balanço Social e do Relatório de Responsabilidade Social foram contempladas com o Troféu Destaque RS, em dez categorias e três temas norteadores. Neste ano, o tema norteador Redes de Cooperação foi incluído na premiação.
O presidente da AL, deputado Giovani Cherini (PDT), destacou que valorização que a iniciativa dá aos empresários que preocupam-se com as questões sociais de suas comunidades. "Essa distinção serve como um fator multiplicador de ações nessa área, e demonstra que, cada vez mais, as empresas não pensam apenas em seu próprio lucro, mas no benefício que podem realizar para toda a sociedade", afirmou Cherini.
Os premiados também lembraram a importância de investir em questões sociais para o desenvolvimento das empresas. "Hoje em dia, só consegue sobreviver quem for empreendedor também em relação à sociedade ao meio ambiente", disse Carlos Antonio da Luz Rech, presidente da Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo. A entidade, que pela segunda vez recebeu o troféu destaque, vem investindo em projetos ambientes nos municípios pertencentes à sua região de atendimento.
Promovido pelo Parlamento gaúcho, o prêmio é coordenado por uma Comissão Mista, formada por representantes de entidades e instituições da sociedade civil, responsável por avaliar os projetos das organizações inscritas. O trabalho do grupo é acompanhado por auditoria externa, realizada pela Selbach Auditores.
Avisos:
Continuamos o Cadastro Municipal de PAPA ÓLEOS é só ligar: 3483-2914 (Parceria Soul)
Xadrez
04/12/2010  - 1º Torneio Aberto de Xadrez Cléo dos Santos
05/12/2010 - III Torneio Erico - Escola Aberta para os jogos de xadrez)
20/12/2010 - 3º Encontro de Instrutores de Xadrez em Alvorada
Todos os Domingos a Tarde: Xadrez Gigante, Torneios e Simultâneas de Xadrez na Praça Central. ODKV Bicicleta adaptada para Deficientes Visuais.
Janete Soares dos Santos
Embrião
9986-7734

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Naty deu um depoimento que está no You Tube

A Natielle, que tem baixa visão é atendida pela nossa Sala de Recursos para Deficientes Visuais, estuda na Escola Municipal Elisardo Duarte Neto, pratica Capoeira com a Associação Acarajé Capoeira e Xadrez com a Embrião, ...ufa!...Quanta coisa!
Está no You Tube falando sobre as oficinas que a Embrião realiza na escola dela. A Embrião, nossa parceira recolhe pilhas e óleo de cozinha usados e troca por peças de xadrez, ensina o jogo e realiza campeonatos.
Pode assistir clicando no título desta matéria.
Parabéns Naty, está uma graça!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Recadinho da Embrião: Não jogue suas pilhas usadas em qualquer lugar

Renovada a parceria entre a OngEmbrião e o Banco Santader para descarte das pilhas usadas, recolhidas no projeto Educa Ação Eco Lógica com Xadrez nas Escolas. Aproximadamente 800 quilos de pilhas usadas foram retiradas do meio ambiente para um destino ecologicamente correto.
A Embrião troca, com as crianças, na sala de aula, pecinhas de xadrez feitas em gesso por pilhas usadas as crianças compreendem de forma lúdica que a natureza é frágil como o gesso e a importância de não colocar as pilhas no lixo comum, mas em garrafas pet.
A quantidade de pilhas é atribuída aos valores das peçãs: Peão=1 pilha, Bispo ou Cavalo=3 pilhas, Torre=5 pilhas, Dama=9 pilhas e o Rei que tem valor infinito atribuíram o valor de 15 pilhas ou 1 Litro de óleo de cozinha que a entidade também esta em campanha de recolhimento.
     Queremos agradecer o Banco Santader a Soul  a Xalingo Bringuedos S/A, Rotary Club de Alvorada , a Prefeitura de Alvorada  e o COMDEMA  pelo esforço de contribuir para melhorar a vida das pessoas desta cidade e do mundo e cuidado com o planeta para as próximas gerações.
Um abraço !

Josué Cardoso Aguiar
Coordenador
51.9986-7734

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Notícia da ADVA - Gravataí

Entro em contato com todos os amigos e associados para divulgar a OFICINA DE INFORMÁTICA, que será feita aos sábados, das 9h e 30min ao meio-dia, na sede da ADVA - R.: José Costa de Medeiros, 1749 - 1º andar (antiga Câmara de Vereadores), pelo instrutorMARCOS LUMERTZ.
 O Marcos é um associado nosso e voluntário, que se disponibilizou a auxiliar os deficientes visuais, que queiram praticar sua noções de informáticas, assim como irá instruir aos que necessitarem: 
- como acessar internet;
- fazer uso do programa de voz;
- baixar arquivos; 
como usar o pen drive;
e todas as outras dúvidas que tiverem!
 Peço-lhes que prestigiem esse novo momento da ADVA, pois o crescimento e fortalecimento da ADVA depende de nós, a ADVA só existe com o intuito de tornar a vida do deficiente visual mais rica de conhecimento e incluir os memos cada vez mais no nosso município.
 Contamos com vocês!
Interessados entrar em contato com advagravatai@hotmail.com ou pelos fones: 85268782 - Andréa e/ou  84747837 - Marcos
 Não esqueçam! Dia 20/11, as 20h GRANDE JANTAR BAILE!   

terça-feira, 9 de novembro de 2010

III Seminário Estadual sobre Deficiência e Inclusão Social dia 11/11

Prezados Conselheiros,
Estou enviando-lhes em anexo convite para participação do III Seminário  Estadual sobre Deficiência e Inclusão Social: Temas  Contemporâneos..

É importante a participação de todos..

Marlene Dietrich da Silva
Assistente Social
Coordenação Técnica - STASC

Mais informações no portal de acessibilidade da FADERS

Algumas imagens feitas pelos Botelho em nosso Baile Estadual de Debutantes Especiais


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Primeira imagem do nosso Baile Estadual de Debutantes Especiais

foto de Cleusa Botelho

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Curso de Braille para Deficientes Visuais com mais de 15 anos

Oficinas de Braille
        Informamos que estão abertas as inscrições para o projeto de alfabetização em Braile. As aulas estão programadas para iniciarem dia 25/10. O curso é gratuito e destina-se para pessoas com deficiência Visual total ou parcial, a partir dos quinze anos de idade, que saibam ler e escrever. As aulas serão realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 16h às 18h. As inscrições podem ser feitas até dia 25/10, com a recepcionista Adriana. Os deficientes visuais inscritos devem, obrigatoriamente, levar para o curso reglete e punção. As turmas serão compostas em no máximo por 3 alunos. Todos os inscritos devem comparecer à ACERGS no dia 25, às 15 horas, a fim de participarem de reunião.
Marilena Assis                                                                                                                                                             Chefe do Departamento da Educação
Associação de Cegos do Rio Grande do Sul - ACERGS 
Escritório: Rua Gen. Andrade Neves, 100, 5º andar – Centro – CEP 90010-210 P. Alegre/RS
Sede Social: Rua Monte Cristo, 450 – Bairro Vila Nova – CEP 91750-000 – Porto Alegre/RS
Fone/fax: (51) 32253816 / (51) 32254911 Site: www.acergs.org.br

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Aconteceu em Alvorada

Ginásio de Esportes lotado para a 84ª Plenária do Fórum Permanente de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades com representantes de Alvorada, e de cidades da Região Metropolitana.

Todos nós aprendemos muito e ganhamos com as informações.
Parabéns a equipe organizadora que foi incansável e muito competente, aos palestrantes da FADERS que trazem muitas informações.
Parabéns a todos nós que estivemos presentes repartindo nossas vitórias e dificuldades, buscando cidade ainda melhor.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

o cartaz da festa ...

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

BAILE ESTADUAL DE DEBUTANTES ESPECIAIS DIA 22 EM ALVORADA

B


DIA 22 DE OUTUBRO SEXTA-FEIRA ACONTECERÁ NOSSO PRIMEIRO BAILE ESTADUAL DE  DEBUTANTES ESPECIAIS NO CLUBE UNIÃO SEDE SOCIAL - PARADA 51 DE ALVORADA
OS CONVITES ESTÃO A VENDA NA SALA DE RECURSOS PARA DEFICIENTES VISUAIS DA ESCOLA SALGADO FILHO EM ALVORADA, EM GRAVATAÍ COM A ADVA, EM VIAMÃO NA SALA DE RECURSOS PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ISABEL DE ESPANHA, NA ESCOLA BRIGADEIRO COM A GISLAINE, EM SALÕES DE BELEZA E EM ALGUMAS ESCOLAS. ADQUIRA O SEU POR DEZ REAIS, VAI SER UMA FESTA MUITO BACANA! 

Torneio de Xadrez adiado, aviso da Embrião

** O Torneio de Xadrez da Escola Erico Verissimo será em outra data, avisaremos posteriormente,
manteremos uma agenda com competições de xadrez na 11º Feira do Livro de Alvorada (sábado e domingo)
Convidem seus(suas) amigo(a)s e participe !
Josué Aguiar
Embrião

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

84ª Plenária do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades

Ao cumprimentá-los, convidamos para a 84ª Plenária do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades (conforme Decreto n° 39.678/99) que será realizada em parceria com o Ministério Público Estadual, FAMURS e o COEPEDE- Conselho Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência, tendo como sede o município de Alvorada/RS.
A 84ª Plenária do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades acontecerá nos dias e 13 e 14 de Outubro de 2010, no Ginásio Municipal de Esportes Tancredo Neves, Localizado na Av. Presidente Getúlio Vargas, 3290 – Parada 52 - Alvorada/RS.

Atenciosamente,                                                                                                          

Paulo Kroeff Aracy                                Maria da Silva Lêdo
       Presidente do COEPEDE                          Diretora Presidente

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Procure saber se seu prefeito seguiu os passos do nosso e assinou o termo de adesão..

Precisamos de cidades acessíveis a todos, menos de cincoenta municípios aderiram. Procure saber se o seu prefeito assinou, e se não assinou vamos ter que fazer nossa parte para que aconteça. Vamos Lá!


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Festival de cinema sobre deficiência em Porto Alegre

Pessoal, não podemos perder a oportunidade de assistir estes filmes, e na semana que vem serão filmes sobre a terceira e melhor idade, clique no título desta postagem e vá até o site www.sindbancarios.org.br e comece a acompanhar os filmes por ali, acho uma boa pedida. Abração, nos cruzamos por lá. Centro de Porto Alegre, na General Câmara (antiga Ladeira) pertinho da Biblioteca Pública.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Festival de cinema sobre deficiência em Porto Alegre



Com uma seleção de 16 filmes de 11 países (Argentina, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, EUA, França, Israel, Noruega, Polônia e Rússia), o Assim Vivemos traça um belo panorama multicultural, enriquecendo o debate sobre o tema das pessoas com deficiência .
saiba mais no link abaixo





http://www.assimvivemos.com.br/





Hoje estaremos na FAMURS

Hoje nós estaremos presentes no I Encontro Regional do Esporte Paraolímpico na FAMURS, rua Marcílio Dias 537 no Bairro Menino Deus em Porto Alegre, perto do Praia de Belas Shopping mais tarde colocaremos nossas fotos.
Nós não podemos estar de fora, nossos paraatletas precisam se conhecer, falar a mesma língua. Em Alvorada nós temos pessoas com deficiência praticando capoeira, balé, atletismo, xadrez, futsal (recém começando) e estaremos com alguns de nossos paraatletas lá.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

I Encontro Regional do Esporte Paraolímpico do Estado do Rio Grande do Sul - 21/09

I Encontro Regional do Esporte Paraolímpico do Estado do Rio Grande do Sul - 21/09  

I Clínica Técnica de Voleibol Paraolímpico do Estado do Rio Grande do Sul - 22 e 23/09
I Clínica Técnica de Formação de Árbitros de Voleibol Paraolímpico do Estado do Rio Grande do Sul - 24/09

Local: Porto Alegre
A Faders - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no RS, vem desenvolvendo desde 1999 a descentralização da política pública estadual para pessoas com deficiência e para pessoas com altas habilidades em todas as regiões do RS, através de fóruns permanentes, formação continuada, clínicas e oficinas, onde difundimos a política nacional do esporte, comitê paraolímpico brasileiro e, principalmente, o esporte e lazer para todos.

Pararelo a estas ações, estamos promovendo o “I Encontro Regional de Esporte Paraolímpico do Estado do Rio Grande do Sul; I Clínica de Voleibol Paraolímpico do Estado do Rio Grande do Sul e o I Curso de Formação de Árbitros de Voleibol Paraolímpico do Estado do Rio Grande do Sul”, considerando o paradesporto como uma das ferramentas mais eficaz para a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência, promovendo a inclusão social no âmbito escolar, esportivo, recreativo, participativo e informativo.

Tema Central: Política Nacional do Esporte
Programas e Projetos voltados a Inclusão Social da Pessoa com Deficiência nas Áreas do Esporte e Lazer.

Eixos Temáticos:
Movimento Paraolímpico Brasileiro
CPB
Programas e Projetos nas Áreas do Esporte e Lazer do Ministério do Esporte voltado a Inclusão da Pessoa com Deficiência
Ministério do Esporte

Programação:
21/09
Local: Auditório da FAMURS
Rua Marcílio Dias, 574 - Menino Deus – Porto Alegre
Horário das Atividades
9h -10h Credenciamento
10h15 -11h Abertura Oficial do Evento
11h - 12h Palestra: O Significado dos Jogos Paraolímpicos, A Preparação do Brasil para 2016 e seu Legado (CPB).
14h - 16h Mesa Redonda
CPB; Ministério do Esporte.
16h15 - 17h30 Relato de Experiências

* Clínica Técnica de Voleibol Paraolímpico
22/09 á 23/09
Local: Cazon/Faders
Rua Joaquim Silveira, 200 Parque São Sebastião – Porto Alegre
Horários das Atividades:
08h30-12h Teoria
14h-17h30 Prática
Total: 16 Horas

Público Alvo: a Clínica Técnica é destinada a profissionais do Voleibol Convencional (Indoor), Profissionais de Educação Física, Secretários Municipais de Esporte, Associações e Entidades que desenvolvem trabalhos na Área do Esporte para Pessoas com Deficiência, Pessoas com Deficiência Física e/ou Locomotora (Membro Inferior), Instituições de Ensino Públicas e Privadas e Educadores Sociais.

Conteúdo: História, Praticantes, Classificação Funcional, Regras, Quadra de Jogo, História no Brasil, Fundamentos, Competições Nacionais e Internacionais, Seleção Brasileira, Abvp, Paraolimpíadas Escolares, Voleibol Sentado como Recreação, Vivência Prática.

Ministrantes:Amauri Ribeiro - Presidente da ABVP e Ex-Atleta de Voleibol - Medalhista Barcelona -92/Ouro e Los Angeles – 84/ Prata. Técnico da Seleção Brasileira Masculina de Voleibol Paraolímpico (2005 a 2008). Em 2009 assumiu a presidência da Associação Brasileira de Voleibol Paraolímpico – ABVP.

Marcelo Doniseti MichelettoBacharel em Educação Física
Universidade São Judas Tadeu – USJT/SP
Pós-Graduado em Métodos de Tratamento e Reabilitação em Deficiências Físicas e Gestão Organizacional de Centros de Reabilitação
Associação de Assistência á Criança Deficiente – AACD/SP
Curso Internacional para Treinadores de Voleibol Paraolímpico
Wovd - World Organization Volleyball For Disabled e Associação Brasileira de Voleibol Paraolímpico – ABVP

Sergio de Godoy BittencourtGraduação - Educação Física
Didática do Ensino Superior (Especialização)
Curso Internacional de Árbitro pela Wovd
Instrutor de Curso para de Formação de Árbitros de Voleibol Paraolímpico
Árbitro Formado pela Federação Paulista de Voleibol
Pertencente ao Quadro Nacional de Árbitros da Superliga Nacional
Membro do Quadro de Árbitros da ABVP
Coordenador do Quadro Nacional de Árbitros da ABVP

* Clínica Técnica de Formação de Árbitro de Voleibol Paraolímpico
24/09
Local: Cazon/Faders
Rua Joaquim Silveira, 200 Parque São Sebastião – Porto Alegre
Horário da Atividade
08h30-12h Teoria
14h-17h30 Torneio de Voleibol Paraolímpico

Público Alvo: a Clínica Técnica de Formação de Árbitros do Voleibol Paraolímpico é destinada a Técnicos de Voleibol e Profissionais de Arbitragem de Voleibol e Árbitros credenciados a Confederação Brasileira de Voleibol – CBV.

Número de Vagas: 150

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A foto do prefeito Brum e os delegados representando Alvorada

Valeu, prefeito! De novo Alvorada toma a frente na garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Obrigado!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

No III Fórum Municipal de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência foram bem escolhidos os delegados

Este ano o Fórum de Políticas Públicas para a Defesa dos Direitos  da Pessoa com Deficiência realizada no dia 13 de agosto no novo prédio da APAE foram realizados ótimos debates e eleitos ótimos delegados, que diferente de outros fóruns anteriores, estiveram todos presentes e atuantes. As propostas de Alvorada eram as mesmas ou muito próximas das trazidas por outras cidades. Aqui algumas fotos do Fórum de agosto.

E nosso prefeito foi na III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e enquanto outros prefeitos mandavam dizer que iam assinar o Termo de Adesão Municipal ao Compromisso Nacional pela Inclusão das Pessoas com Deficiência, Carlos Brum se fez presente na Conferência e assinou o termo ali, em nossa frente, dando o exemplo a outros prefeitos, mostrando que nossa querida Alvorada está mesmo em uma nova história, muito boa para todos nós. A foto deste fato vou colocar aqui no blog amanhã. Muito obrigado pelo carinho conosco, prefeito Brum! Um abração. E parabéns a toda comunidade Alvoradense que foi muito bem representada e ganhou muito com isto.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Estivemos no Campeonato de Xadrez em Gravataí

Prefeita Rita Sanco prestigia final de campeonato de Xadrez neste sábado (28/08)
Evento ocorreu na Estância Província de São Pedro 
Fotos: Lúcio Dias - Secom/PMG
ver ampliada

Acompanhada pelo secretário de Esporte, Sérgio Oliveira, a prefeita Rita Sanco acompanhou na manha deste sábado (28/08) a final do campeonato Estadual de Menores de Xadrez com as categorias (Sub 08, 10, 12, 14, 16 e 18). Aproximadamente 70 enxadristas participaram da atividade que contou com o apoio da Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer, para o repasse de recursos destinado ao pagamento da arbitragem.

As disputas ocorreram nas categorias masculino e feminino e os vencedores receberam premiação com troféus. Os segundos e terceiros colocados receberam medalhas, além da distribuição de brindes entre os participantes. Juntamente com a atividade foi realizado uma assembléia a Fundação de Xadrez realizou uma assembléia geral extraordinária para a escolha dos novos membros do Conselho Fiscal e Diretoria.

A prefeita Rita Sanco, destacou a importância da organização desse evento para a cidade de Gravataí. “É uma competição saudável onde as crianças e adolescentes podem participar e se divertir, além de desenvolver o raciocínio. O governo municipal está investindo para continuar com essa parceria e trazer mais pessoas à participarem”.
ver ampliada

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Nós ficamos tristes pela distância mas felizes pelo exemplo

Faleceu esta manhã Dorina Nowill mas deixou seu exemplo e isto é mais importante que tudo, organizou a Fundação Dorina Nowill que tem um trabalho maravilhoso na produção de material literário em braille.
É hora de chorar a falta, mas é hora de festejar o descanso merecido da querida que cumpriu com mérito sua passagem por aqui, vida que não foi em vão, Graças a Deus!
Ainda bem pra nós!
Até breve querida! Tomara que a hora que a gente vá te encontrar tenha para te dizer tantas coisas boas como as que tu tens para dizer a respeito de ti e do teu trabalho!

Para quem não a conheceu sugiro que leia o livro da Cláudia Cotes : "Dorina Viu"

O Céu festeja a presença da querida Dorina Nowill


A pedagoga Dorina de Gouvêa Nowill, criadora da Fundação para o Livro do Cego no Brasil, morreu no domingo, aos 91 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ela estava internada em São Paulo havia 15 dias devido a uma infecção. Cega desde os 17 anos em decorrência de uma infecção ocular, Dorina cirou em 1946 a fundação com o objetivo de produzir e distribuir livros em Braille para que deficientes visuais como ela pudessem estudar. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Em 1991, a fundação ganhou seu nome. Dorina era casada há 60 anos com o advogado Edward Hubert Alexander Nowill, que ela conheceu nos Estados Unidos, e deixa cinco filhos, 12 netos e três bisnetos. De acordo com a neta da pedagoga Martha Nowill, 29 anos, o enterro será realizado nesta segunda-feira no cemitério da Consolação, na região central de São Paulo. O velório ocorrerá a partir das 8h e se estenderá até as 16h na sede da fundação, na Vila Clementino.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Palestra sobre Terapia Ocupacional na doença de Alzhaimer

Caríssimos,

Escrevo para divulgar nossa palestra desta próxima segunda-feira dia 30/08 e para alertá-los de que houve mudança no tema que será abordado. Ao invés de termos a palestra sobre o Diagnóstico teremos palestra sobre Terapia Ocupacional na doença de Alzheimer
Local: Hospital de Clínicas, sala 160, térreo
Hora: 17h
Quando: 30 de agosto, 2a feira

Conto com a presença de todos. 
Grande abraço,
Letícia Forster
Serviço de Neurologia

Sugestão da Psicopegdagoga Valéria para brincar em família

Minha sugestão é que onde se fala criança, leia membro da família, todos podem participar, principalmente num domingo chuvoso, vale a pena, experimentem e depois contem como foi. Neste portal tem muitas outras sugestões de brincadeiras. Vale a pena visitar e o www.psicopedagogavaleria.com.br também.  Abração Fátima Azambuja
Descrição/Objetivo: simples jogo de diversão que mede em parte a capacidade de observação a detalhes mas em que há bastante sorte envolvida.
Grau de Dificuldade: Simples
N.º de crianças: no mínimo 3 (ideal: de 4 a 6)
N.º de adultos: neste jogo não há necessidade de adultos. É preciso apenas explicar o jogo às crianças.
Requisitos: existe a necessidade de uma sala razoavelmente ampla com vários lugares onde se possa esconder um objeto de tamanho relativamente pequeno mas não minúsculo (cinzeiro, caixa de fósforo, uma chave, etc)
Importante: não convém que o objeto seja de grande valor. Além disso, a própria sala não deve ter objetos delicados de grande valor pois as crianças irão “revirar” a sala em busca do objeto escondido.
Regras/Funcionamento:
Uma das crianças é escolhida para esconder o objeto na sala. As demais saem e ficam esperando.
A criança que ficou na sala deverá esconder o objeto mas não deverá colocá-lo num lugar que seja “impossível” de descobrir tais como o bolso do seu próprio calção, dentro de gavetas cheias de revistas, etc).
Quando o objeto for bem escondido, as crianças que estavam aguardando são convidadas a entrar na sala e devem buscar pelo objeto.
Quem escondeu o objeto poderá dar dicas afirmando qual criança está “quente” (perto do objeto escondido) e qual criança está “fria” (longe do objeto escondido).
Quando o objeto for achado, a rodada termina e atribui-se 1 ponto para quem o encontrou.
Esta mesma criança irá esconder o objeto na próxima rodada.
Sucedem-se de 5 a 10 rodadas e declara-se vencedora a criança que tiver mais pontos.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Audiodescrição


Saneamento Básico será exibido amanhã com audiodescrição
 Com o recurso de audiodescrição, o filme Saneamento Básico, de Jorge Furtado, será exibido dia 26 de agosto às 10 horas, na Sala P.F. Gastal, da Usina do Gasômetro. O diretor acompanhará a projeção e participará de um bate-papo com a platéia no final da sessão, que tem entrada franca. O público receberá também a sinopse da obra em braille.
A iniciativa integra a programação da 13ª Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ainda tem na programação de sexta-feira a audiodescrição do espetáculo infantil Rádio Chulé - às 15h30, na Escola de Gestão. A peça tem, também, uma sinopse impressa em Braille, que será distribuída aos participantes.
A programação e a inclusão do recurso de audiodescrição nos eventos da Semana dos Direitos da Pessoa com Deficiência foram elaboradas pelo grupo de profissionais formados pelo Curso Vivo de Audiodescrição, realizado pelo Instituto Vivo.
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual por meio de informação sonora, transformando o visual em verbal.
Em 2007, o Instituto Vivo realizou sessão inclusiva do mesmo filme no Festival de Cinema de Gramado, com audiodescrição ao vivo, contando com o recurso de uma cabine e fones de ouvido (mesmo equipamento de tradução simultânea). Desta vez, a audiodescrição foi gravada em estúdio e incorporada digitalmente ao filme. Já a apresentação do espetáculo Rádio Chulé terá audiodescrição ao vivo.
Iria Pedrazzi
Fone: (51) 9755-0512
Comunicação e Relações Institucionais
VIVO Sul

selo_vivo-cbf_verde_fundo_branco.jpg

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Recado do Pessoal da Cultura OPEN

Prezados amigos, boa tarde!
Venho por meio deste agradecer imensamente a participação de todos vocês na 4ª edição do Cultura Open de Xadrez. É extremamente gratificante trabalhar para construir um evento deste porte, e recompensador ver que o resultado tenha ficado tão bom. Esperamos sinceramente que todos tenham gostado e se divertido, pois nosso principal objetivo, além de propiciar um espaço para a prática de torneios, é sem dúvida divulgar e fomentar a prática do esporte, bem como criar um ambiente de integração e confraternização para os apreciadores desta nobre arte que é o jogo de Xadrez.

Quero fazer também alguns agradecimentos mais do que especiais:
- À nossa equipe que organizou o IV Cultura Open de Xadrez ( André Moraes (Dpto. de Eventos), Antonio Benevenga (IXC), Marcelo Konrath (GIXG) ). A estes o meu muitíssimo obrigado pelo empenho de sempre e os parabéns pela competência neste trabalho que realizamos.
- À Livraria Cultura, realizadora do evento, por proporcionar toda a infra-estrutura e todas as condições para a realização deste belo torneio.
- Às editoras CIÊNCIA MODERNA e ARTMED, patrocinadoras do evento.
- À SUBWAY do Shopping Bourbon Country, que proporcionou um delicioso coffe break para os participantes do evento.
- Ao IXC (Internet Xadrez Clube - Antonio Benevenga), apoiador tradicional do xadrez gaúcho e também do Cultura Open de Xadrez, que sorteou vários brindes (camisetas e anuidades para jogar xadrez online) entre os participantes do evento.
- Ao GIXG (Grupo Informativo Xadrez Gaúcho - Marcelo Konrath), tambem apoiador, divulgador e responsável pela arbitragem de todas as edições deste torneio.
- ONG Embriao, que mostrou seu trabalho de educação ambiental com jogo de xadrez (Eco Lógico), expondo um tabuleiro gigante em frente à livraria com peças confeccionadas com material reciclado (técnica de papietagem).
-ONG Vemos com as mãos, que palestraram aos participantes no auditório sobre seu trabalho e trouxeram competidores deficientes visuais que jogaram de igual para igual com os demais competidores, incentivando a inclusão social e mostrando a todos nós uma belíssima e importante lição de vida.
A classificação geral pode ser visualizada no site:

Convite do Mestre Gilson para todos

Lançamento do e-book sobre surdocegueira

LANÇAMENTO E-BOOK.jpg

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Semana em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

13ª Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre

13ª Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
 Inclusão e acessibilidade, referências necessárias
De 21 a 28 de Agosto de 2010
 Programação
 Abertura
Sábado 21 de agosto
Evento Estadual
Usina do Gasômetro
Das 14 às 18 horas
 Domingo 22 de agosto
Passeata do Movimento Superação
13h30min
Concentração Av. Setembrina
Parque da Redenção
Contato (51) 8121-1282
 Segunda-feira 23 de agosto
10 horas
Sessão de áudio-descrição do Filme Saneamento Básico
Instituto Vivo
Auditório da Escola de Gestão Pública da Secretaria Municipal da Administração
Rua Siqueira Campos, 1300, 14º andar.
 14 às 17 horas
Inclusão no mercado de Trabalho: desafios e possibilidades
Projeto Rumo Norte
Elisa Vasco, psicóloga.
Josane Wirti da Silveira, coordenadora do Departamento de Emprego no Projeto Rumo Norte.
Vitória Bernardes, psicóloga
Auditório da Escola de Gestão Pública da Secretaria Municipal da Administração
Rua Siqueira Campos, 1300, 14º andar.
 Quarta-feira 25 de agosto
15horas
Sessão de áudio-descrição do Filme Saneamento Básico
Instituto Vivo
Auditório da Vivo
Rua José Bonifácio,  245
15h30min
Passeio com áudio-descrição no Ônibus Linha de Turismo de Porto Alegre
Instituto Vivo
 13h30min às 17horas
O Protagonismo da Pessoa com Deficiência na Efetivação do Processo de Empregabilidade
Adilso Luis Pimentel Corlassoli - Coordenador da Educação Especial SMED Porto Alegre 
Projeto ISCA: A prática na inclusão de pessoas com deficiência
Maurício Oyarzábal Fensterseifer,  Assistente de Recursos Humanos da Empresa AGCO do Brasi
Instituto AME
SENAC  Passo  D’Areia
Avenida Assis Brasil, 1481
Telefone –  3341.0444
Mostra Quero Saber  – Perspectivas de Atendimentos para PCD’s Maiores de 18 anos.
Sede da Kinder
Rua Marcone, 421
Partenom
Das 10 às 15horas.
Informações: 33220522 / 91795542
Quinta-feira 26 de agosto
9h30min
Inclusão Social na cidade de Porto Alegre
Coordenação de Inclusão Social da Seacis
Auditório da Escola de Gestão Pública da Secretaria Municipal da Administração
Rua Siqueira Campos, 1300, 14º andar.
Das 14 às 17 horas
Discoteca da APABB
Salão Panorâmico da AABB
Av. Cel. Marcos, 1000
Bairro Ipanema
Informações 3214-7825
 16h30min
Formatura de turma da Inclusão em Informática
Coordenação de Inclusão Social
Usina do Gasômetro
4º Andar
Centro de Capacitação Digital
Sexta-feira 27 de agosto
 9h30min
Acessibilidade na cidade de Porto Alegre
Coordenação de Acessibilidade Seacis
Auditório da Escola de Gestão Pública da Secretaria Municipal da Administração
Rua Siqueira Campos, 1300, 14º andar.
 15h30min
Apresentação da peça teatral  Rádio Chulé com áudio-descrição
Auditório da Escola de Gestão Pública da Secretaria Municipal da Administração
Rua Siqueira Campos, 1300, 14º andar.
Realização
 Prefeitura Municipal de Porto Alegre / Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social - SEACIS
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre - COMDEPA
 Apoio 
APABB       Instituto Vivo     Kinder      Movimento Superação    Projeto Rumo Norte
SMA           Instituto AME
 

Para lembrar do Baile de Debutantes Especiais-2008

Para lembrar do Baile de Debutantes Especiais-2008

Primeira Dama de Alvorada Rejane Brum no meio de nós.

Primeira Dama de Alvorada Rejane Brum no meio de nós.

Diretora Neuza (azul) e Seu Azambuja no camarin dos bailarinos.

Diretora Neuza (azul) e Seu Azambuja no camarin dos bailarinos.

Thiago e Vanessa.

Thiago e Vanessa.

Coreografia criada pela Gislaine, dançada por ela, Andressa e Francielle.

Coreografia criada pela Gislaine, dançada por ela, Andressa e Francielle.

Bailarina Gislaine.

Bailarina Gislaine.
© 2008 Por *Templates para Você*