Quer entrar em contato conosco?

Professora Fátima Rosane Dias Azambuja
e-mail: vemoscomasmaos@gmail.com
Sala de Recursos para Deficientes Visuais da E.E.E.M.Sen.Salgado Filho - Alvorada-RS

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Parabéns aos nossos atletas!

Neste sábado, dia 10 de dezembro, a equipe de Judô da ACERGS competiu no Grand Prix Infraero de Judô 2ª etapa, na cidade de São Paulo. A equipe foi representada pelos atletas Giovana Pilla, Hélio Passos, Luiza Guterres, Luiz Henrique da Cruz, Rafael dos Santos, Wellman Britto e  Vanderlei Lopes. A equipe técnica foi composta pelos senseis Flávio Pereira (Canoa Judô – CAJU), Darci Campani (UFRGS/ESEF) e Juan Almeida (Grêmio Náutico Gaúcho). A delegação foi chefiada pelo Vice-Presidente do Bem-Estar social da ACERGS, o Sr. Gilberto Kemer.Josiane da Rosa também acompanhou a equipe na qualidade de staff.
ACERGS ficou em primeiro lugar na classe iniciante
A equipe conquistou sete medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e uma de bronze. O primeiro ouro veio com Luiza Guterres na classe Estudantil Categoria Sub-15 até 48 kg. Mais dois ouros foram ganhos na Classe Iniciante, com Rafael dos Santos categoria (médio) até 90 kg e Luiz Henrique categoria (pesado) +100 kg. A primeira prata chegou com Wellman Britto categoria (pesado) +100 kg; já o bronze foi obtido pelo atleta Vanderlei Lopes categoria (médio) até 90 kg. Com esses resultados a ACERGS alcançou o troféu campeão da classe iniciante.
Na classe adulta dois atletas garantem vaga para os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012
Na classe adulta, onde os atletas disputam vagas à seleção brasileira, a atual campeã parapan-americana, nos Jogos de Guadalajara, Giovana Pilla (médio) acima  de 70 kg, confirmou a excelente fase e subiu no lugar mais alto do pódio. Com o título a judoca chegou ao bicampeonato brasileiro.
No masculino o (médio) até 90 kg, Hélio Passos conquistou a prata. Para chegar à prata o judoca enfrentou acirrada e sacrificante disputa, já que teve que realizar seis lutas, em razão do empate ocorrido com os outros dois postulantes ao ouro. Esses dois resultados credenciaram Giovana e Hélio como representantes gaúchos nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012.
A ACERGS foi muito bem representada, pois todos os atletas trouxeram medalhas para o Estado do Rio Grande do Sul, colocando a instituição na sétima posição na classe adulta, dentre as mais de vinte entidades. A ACERGS contou com o patrocínio da FUNDERGS e Celulose Riograndense, e apoio aos atletas da UFRGS, CAJU, Rudder e Fisiocard.

domingo, 20 de novembro de 2011

100° Fórum de Políticas Públicas em Defesa da Pessoa com Deficiência

O Secretário de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos,
Fabiano Pereira,
e o Diretor-Presidente da FADERS,
Cláudio Silva,

tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Solenidade de Homenagem ao 100º Fórum Estadual de Políticas para Pessoas com Deficiência, a realizar-se no dia 22 de novembro de 2011, às 16h40min, na Sede da FADERS, Rua Duque de Caxias, 418 – Centro - Porto Alegre/RS.
Confirmação da presença pelo telefone: (51) 3228-2112 – Ramal 215
ou pelo e-mail:  faders@faders.rs.gov.br
Jorge Amaro de Souza Borges
Biólogo - Especialista em Educação Ambiental
Mestrando em Educação - PPGE-PUCRS
Site: www.jorgeamaro.com.br
Blog: www.vhecologia.blogspot.com
Twitter: @dica_ecologica
            @jorge_amaro
MSN: ekimose13@hotmail.com
(51) 96128261

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Obrigada Diretora Neuza pelo bolo.

" O bolo tem que ser todo cor de rosa, é um baile de debutantes, eu dou o bolo!"
Que bolo mais delicioso que a diretora Neuza Machado Teixeira nos deu: Bolo de bombons com cobertura de merengue rosa. Além de lindo: saborosíssimo.




Olha que lindos! Diretora Neuza, debutante Francielle e Cláudio, marido da diretora.

Sobre o príncipe dos olhos azuis.

Recebi uma chuva de recados de diversos lugares do Estado perguntando sobre a história do príncipe de olhos azuis que batia continência para pais e dançava quase voando com as debutantes.
É o Coronel Edson Estivalet Bilhalva, que hoje trabalha na Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, uma pessoa muito simpática, um amigão de tempos, sua ideia era fazer um túnel de espadas na entrada das debutantes no baile, mas não foi possível desta vez, mesmo assim ele veio com farda de gala, encantador como um oficial deve ser, mostrando uma brigada militar que faz parte da vida da comunidade, que se emociona, que quer ver as pessoas bem e felizes. O coronel parecia tão ou até mais faceiro que as debutantes, até para o nosso trabalho ele bateu continência. Disse : "Eu bato continência para o trabalho de vocês!" Nós gostamos muito, Faz parte do conto de fadas a aparição do príncipe, as nossas cinderelas amaram.
Aqui algumas fotos:

Batendo continência para o pai de sua aflihada:
Abrindo o baile com a Valsa da Debutante:
E dançou com outras debutantes e convidadas:



Colocamos no Imagens Vemos com as Mãos as fotos das debutantes e seus padrinhos.

É só clicar no título desta notícia e ver as fotos das debutantes com seus padrinhos, quem quiser deixar um comentário na postagem nos deixará muito feliz. Aviso, ainda tem mais fotos com informações interessantes sobre esta festa maravilhosa e as tantas pessoas que colaboraram para que ela acontecesse.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Algumas fotos do nosso baile!

Professor Josué da ONG Embrião dançando com a Andressa de Porto Alegre;


Gisele Brandão que estuda em Porto Alegre mas mora em Alvorada, com seus adrinhos o Prefeito Carlos Brum e a primeira dama Rejane Brum;

Francielle de Alvorada com os padrinhos Vereador Schumacker e Flávia;






Raí da nossa Sala dançando com a Josiane da Escola Antônio  de Godói.


 
Gisele Brandão que estuda em Porto Alegre mas mora em Alvorada, com seus adrinhos o Prefeito Carlos Brum e a primeira dama Rejane Brum;

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Participem do nosso baile!!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Programa para novembro sugestão do Jorge Amaro


Amig@s e Parceir@s,

Segue convite em Anexo!

“O Cotidiano de Nossas Lutas”
Dias 12 e 13 de novembro de 2011, sábado e domingo, à partir das 10:30
57ª Feira do Livro de Porto Alegre

Visitem o blog da Sala de Recursos do Otão - da Professora Rose

Nosso endereço correto:


Acessem amigos. Aguardamos vocês!  ...a qualquer tempo...
 
 saladerecursosotao.blogspot.com   Definir é limitar.
-- 
O egoísmo pessoal, o comodismo, a falta de generosidade, as pequenas cobardias do quotidiano, tudo isto contribui para essa perniciosa forma de cegueira mental, que consiste em estar no mundo e não ver o mundo ou só ver  dele o que, em cada momento for susceptível de servir os nossos interesses. temos que acreditar nalguma coisa, e sobretudo,
Temos de ter um sentimento de responsabilidade coletiva, segundo o qual cada um de nós será responsável por todos os outros... 
José Saramago

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Confraria Braille na Feira do Livro de Porto Alegre

Pessoal:
É importante se cadastrar para receber os livros em braille produzidos pela Confraria, vamos lá! Depois não tem reclamar!
Aqui vai:
Convite Confraria 2011.png

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Parceria para garantir atletas cegos no futebol!

No último dia 28 de setembro, a diretora-presidente da Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs) Renita Dametto e o Vice-Presidente da Associação de Cegos do RS (ACERGS) Roberto Oliveira assinaram um convênio de apoio aos paratletas da Associação.

A parceria tem por objetivo promover a participação de atletas cegos na Copa Brasil 2011 de Futebol 5, Série A, na cidade de João Pessoa/PB, entre os dias 03 e 09 de outubro. “Queremos fomentar a área do esporte e do lazer de forma homogênea no Rio Grande do Sul”, afirmou Renita.

Além de representar o Rio Grande do Sul na competição, busca-se promover inclusão, integração e qualidade de vida através da prática esportiva saudável voltada aos deficientes visuais.

ACERGS
A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1967, que presta atendimento assistencial ao deficiente visual e seus familiares, trabalhando em prol da sua capacitação, qualificação, aprimoramento e integração à sociedade, apoiando-o e representando-o. Busca cotidianamente promover e desenvolver programas, projetos e ações nas áreas profissionais, educativas, científicas, tecnológicas, culturais, cívicas, recreativas, esportivas e sociais.

Assessora de Imprensa: Simone Lersch 
(51) 3029.6390 / 9803.4420 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Denúncia sobre Pais que abandonam seus filhos devido a deficiência

Clique no título desta postagem e leia toda a denúncia. Pais de Angola têm abandonado os filhos que nascem ou adquirem algum tipo de deficiência. Pessoal, não é caso de condenação e sim de auxílio, tanto deficientes quanto pais estão precisando ajuda neste caso. Convém ler e começar a pensar como podemos modificar alguma coisa.
Fátima

Vamos ler mais, o preço da livraria não é desculpa!!!


Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que
está prestes a ser desativada por falta de acessos.
Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

·Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de AssisOu a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· e muito mais...
O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site:
Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que
está prestes a ser desativada por falta de acessos.
Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

·Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de AssisOu a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· e muito mais...
O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site:
www.dominiopublico.gov.br
Só de literatura portuguesa são 732obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso,
já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação,
 divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica
 ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.
Só de literatura portuguesa são 732obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso,
já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação,
 divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica
 ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.
Esta dica maravilhosa foi enviada pela Cleusa do CAP

CAP-RS/AEI/CGA/DP/Seduc/RS 
(Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual)Fone/Fax: 51 3211-2969

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Muita gente não trabalha com medo de perder o benefício. A Lei mudou!

Mandado pelo pessoal da AGASPAM
Lei 12.470, de 31.8.2011
ALTERA REGRAS Beneficio E PENSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


A Presidenta Dilma sancionou a Lei 12.470, em 31.08.2011, que contempla demandas antigas do movimento das pessoas com deficiência. A referida Lei traz alterações substanciais nas regras do Benefício da Prestação Continuada e da Pensão para as pessoas com deficiência. Com essas mudanças passa a haver de fato incentivo ao trabalho das pessoas, até então excluídas do mercado de trabalho em razão de medo de perda de benefício assistencial ou de pensão previdenciária. Um novo momento da Lei de Cotas se inaugura. Agora cabe a todos nós divulgar essas mudanças e incentivar a qualificação profissional e ingresso dessas pessoas com deficiência no trabalho. Repasse essas informações ao seus contatos.


Em resumo a Lei 12.470, abaixo transcrita, prevê:
PENSÃO
A lei prevê que a parte individual da pensão do dependente com deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente, que exerça atividade remunerada, será reduzida em 30% (trinta por cento), devendo ser integralmente restabelecida em face da extinção da relação de trabalho ou da atividade.
Benefício de Prestação Continuada
O benefício de prestação continuada será suspenso quando a pessoa com deficiência exercer atividade remunerada. Extinta a relação trabalhista e, quando for o caso, encerrado o prazo de pagamento do seguro desemprego, e não tendo o beneficiário adquirido direito a qualquer benefício previdenciário, poderá ser requerida a continuidade do pagamento do benefício suspenso, sem necessidade de realização de perícia médica ou reavaliação da deficiência e do grau de incapacidade para esse fim.
Benefício de Prestação Continuada e Contrato de Aprendizagem
A contratação de pessoa com deficiência como aprendiz não acarreta a suspensão do benefício de prestação continuada, limitado a dois anos o recebimento concomitante da remuneração do e benefício. 
Ana Maria Machado da Costa   -Núcleo Igualdade no Trabalho - SRTE/RS
Auditora Fiscal do Trabalho
Av. Mauá 1013 - sala 403 - Porto Alegre - CEP 90010-110-Fone 51 3213.2864

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Para os amigos surdos que queiram passear!!!

Copie e cole divulgues aos todos tem contatos surdos ou não.. Peço sua ajudar, colabora-se agradeço!!

Novidades: Só para Surdos quer passear como turismo? Veja as informações
Poderão se inscrever surdos, com idade igual ou superior a 18 anos.
Período: Full Day (dia todo)
Horário de saída: 07h30 – pontualmente (compareçam no local com 30 minutos de antecedência).
Local de encontro: Estação Barra Funda – São Paulo/SP (depois, informaremos qual será ponto de encontro).
Investimento (valor): 30 reais – incluso café da manhã, almoço (não estarão inclusas bebidas), ônibus ida e volta e passeio turístico pela cidade de São Roque.
Prazo até o dia 20 setembro
Qualquer duvida, estou á disposição > projetocse@yahoo.com.br
PArticipeeee!!
Divulgar seus amigos e colegas surdos.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Poema Reflexôes do Professor Waldin Lima

 REFLEXÃO
                   (Waldin de Lima)

(Poema escrito em julho de 2001 para ser apresentado numa Audiência
Pública de Juízes do Trabalho).

       As crianças quando nascem
       São iguais perante a Lei:
       Nascem nuas, indefesas,
       Carregadas de fraquezas,
       Medo, dores e incertezas:
       - Foi por isso que eu chorei!

       Nascer é um ato de risco
       Para quem tenta fazê-lo.
       É que ao chegar neste porto
       Se está vivo ou se está morto
       Pois quantas vezes é aborto!
       - Que terrível pesadelo...

       Mas foi vencida uma etapa.
       - Um menino! - Nasceu vivo!
       Ele ou ela - não importa:
       Passar por aquela porta
       Mesmo tendo a cara torta
       Já é um grande lenitivo!

       Segue, então, a maratona:
       A grande competição:
       - Meu filho vai ser Doutor,
       Arquiteto, Professor,
       Engenheiro ou Aviador!
       - Quem pensa em fazer o avião?

       A corrida para a escola
       É uma cruel aventura:
       (Ler, escrever, calcular),
       - "Chega, Filho, de brincar."
       Como se fosse levar
       Diplomas pra sepultura.

       Mas como fica no páreo
       Quem nasceu com diferença?
       Como ganha o pão da vida
       Nesta soberba corrida,
       Nesta luta enfurecida
       De um mundo que não tem crença?

       Que direitos tem quem veio
       Diferente do padrão?
       Quem é cego, surdo ou coxo,
       O anão, o preto, o roxo,
       Neste processo de arrocho
       Da tal globalização?

       Senhoras e meus Senhores,
       Meus Diletos Magistrados,
       Nas Leis e nas Escrituras
       Encontrareis a força e a bravura
       Pra reduzir a amargura
       Dos milhões de deserdados...

       Se somos cristãos ou não
       Mas se somos Raça Humana
       Resgatemos os destinos
       Dos frágeis, dos pequeninos
       Ou siga-se os desatinos
       Da Sociedade Espartana!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

No desfile de Sete de Setembro fizemos a diferença

Durante o desfile fomos contando em LIBRAS o que significava cada pelotão da nossa escola, nesta foto enquanto professores que vêem pedalam com alunos que não vêem nas ODKVs a professora Fátima e a mãe do Alex estavam sinalizando "Estamos incluídos em Tudo" Incluídos em Tudo!!
No microfone os locutores disseram que a Escola Salgado Filho faz a diferença em Alvorada. A gente também acha e ficou muuuuito feliz em ouvir.
Estávamos mostrando mais duas ODKVs que ganhamos do Moto Clube Nós Estradamos. Valeu pessoal! Todos nos divertimos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Notícias da Embrião e nosso desfile de sete de setembro


INFORMATIVOS - EMBRIÃO – Voce lê ?  Você vê !
07 Setembro de 2011.
O Desfile Escolar deste ano em Alvorada foi significativo a participação das Escolas com o Projeto de Xadrez  nas Escolas. A Embrião também participou com as (ODKV - o de ca vê)  Bicicleta Adaptada para Deficientes Visuais, junto com a Ong Vemos com as Mãos, da Sala de Recursos da Escola Estadual Salgado Filho. No final da tarde também participou com as ODKV com o Moto Clube Alvorada – Nós Estradamos.
06 Setembro de 2011.
A visita da Kasparov no Rio Grande do Sul, foi proveitosa para Embrião que expôs as peças gigante de xadrez eco lógico no Chalé da Praça  XV
A OngEmbrião preparau as 6 peças do jogo de xadrez e fez uma exposição onde Garry Kasparov, ativista político russo, considerado o maior enxadrista de todos os tempos, que esteve em Porto Alegre nos dia 06/09 - Chalé da Praça  XV para fazer uma Simultânea de Xadrez.
Dirigente Kasparov Chess Foundation, instituição nos EUA voltada ao ensino de xadrez para crianças, e escreve para o site theotherrussia.org, do qual também é editor.  Fundador do movimento United Civil Front, que apoiou a The Other Russia, coalizão de oposição à administração de Vladimir Putin, foi candidato à presidência da Rússia em 2008, mas acabou desistindo antes da eleição.
O grande mestre de xadrez russo se tornou o mais novo Campeão Mundial de Xadrez aos 22 anos de idade, título que manteve por quase uma década. Kasparov ficou mundialmente conhecido em 1996, ao derrotar o computador Deep Blue, desenvolvido pela IBM e capaz de analisar 50 bilhões de movimentos em três minutos.
Veja as fotos http://embriaoong.multiply.com/photos/album/177/Kasparov_em_Porto_Alegre
06 Setembro de 2011
Aconteceu oficinas com os professores interessados em aplicar em suas dinâmicas de aula o jogo de xadrez pedagógico.
No dia 10/09 (sábado) os Instrutores da OngEmbrião foram convidados pela Escola Dolorez Alcaraz Caldas - 1º CRE, Próximo ao Iguatemi, para apresentar e iniciar as oficinas de construção de peças gigantes de xadrez feitos de Papietagem (antiga técnica chinesa) o evento é aberto para o público em geral.
O projeto do xadrez pedagógico que mescla a educação ambiental com os jogos de xadrez tem despertado interesse dos profissionais de educação. De forma lúdica as crianças aprendem o jogo de xadrez, o respeito a natureza, o meio que vivem, a disciplina, e mesclam as demais disciplinas com as técnicas do jogo.
Vejam o que pensa a escola:
“A nossa Feira do Conhecimento envolve as disciplinas de Matemática, Química, Física, Biologia e Ciências, procura incentivar nos alunos o pensamento  crítico, a contextualização dos conteúdos com a sua realidade, estimulando o espírito científico e pesquisador.
Nossa intenção ao envolver a escola no projeto da Ong Embrião é tornar as atividades de educação ambiental prazerosas e viáveis, mostrando aos alunos que é possível cuidar do meio ambiente aproveitando material reciclável; a partir desta idéia esperamos que  outras possam surgir.
Também queremos envolver mais os educadores, pois a direção tem como uma de suas metas pedagógicas incentivar o trabalho com projetos, e este é simplesmente excelente.
Aproveitar a questão do xadrez  para desenvolvimento do raciocínio, concentração, auto-controle, disciplina e usufruir de todos os benefícios que este jogo pode oferecer a seus praticantes”. Profª Professora Maria de Fátima Quedi Martins - E.E.E.B. Dolores Alcaraz Caldas.

Veja as fotos  http://embriaoong.multiply.com/photos/album/179/179

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cristina Mazuhy falou sobre acessibilidade no TJRS

Acessibilidade
A questão da inclusão e acessibilidade no TJRS foi abordada pela servidora Cristina Mazuhy Antunes, Coordenadora do Programa de Apoio aos Servidores com Deficiência da AGEQ. Ela falou sobre a realidade das pessoas com deficiência no Judiciário gaúcho. Atualmente, dos 8.036 integrantes da Justiça Estadual, 140 possui algum tipo de deficiência. Para atender esse público especial interno, uma série de ações estão sendo realizadas: palestras, promoção de cursos de linguagem de sinais, preparação para rotina de trabalho com a presença de servidores com deficiência, estrutura física de acesso aos prédios dos Foros e do TJRS e dos ambientes de trabalho.

Vale a pena clicar no título deta notícia e visitar o site deles.

Notícias da Embrião, obrigado pelo elogio!!!!



Andressa Matos, Deficiente Visual, da Sala de Recursos da Escola Salgado Filho, ficou em Quarto Lugar no JERGS
Surpreendente os Resultados do JERGS em Alvorada RS, o maior da Região Metropolitana
Os jogos de Xadrez como modalidade esportiva  do JERGS, superou as expectativas dos organizadores:
*O maior número de participantes da Região Metropolitana com 130 enxadristas.
**5 Alvoradenses e 1 de Igrejinha representarão as escolas da 28º CRE em Santa Maria em Outubro de 2011.
*** Andressa Matos, Deficiente Visual, da Sala de Recursos da Escola Salgado Filho, ficou em Quarto Lugar, jogando num grupo de 16 meninas com visão normal, da sua categoria, com o mesmo número de vitórias que da que levou o 3º lugar. A Presidente da OngEmbrião, Pedagoga Janete Soares dos Santos envia os parabéns a todos os enxadristas que mantém este esporte vivo no estado e seu valor na educação e na formação do cidadão.
Janete Soares dos Santos
Se precisar de outras fotos podemos enviar por e-mail
Obrigada.


--


www.ongembriao.org
+55(51)3483-2914
+55(51)9986-7734

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Judô paraolímpico da ACERGS conquista cinco medalhas no Grand Prix de Judô


No último final de semana, de 05 a 07 de agosto, na cidade de Goiânia, a delegação de judocas da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul(ACERGS) obteve resultados bem significativos no Grand Prix Infraero de Judô para Cegos e Deficientes Visuais. Como representantes gaúchos na competição, os paratletas realizaram um feito inédito trazendo na bagagem três medalhas de bronze e duas de prata.
O grande destaque foi a judoca Luiza Oliano, atleta de apenas 14 anos, que já na sua estreia faturou a medalha de bronze na categoria até 48kg (categoria Ligeiro). A então campeã de 2010, Giovana Pilla medalhou e trouxe bronze no Adulto e prata no Absoluto. O judoca Hélio Passos, apesar do ótimo judô, caiu em uma chave difícil e não conseguiu avançar na competição. E os outros dois atletas, Rafael Santos e Wellman Britto, ambos da classe Iniciante (lutadores até a faixa laranja), ficaram com medalhas de prata e bronze, respectivamente.
Considerado o maior evento do judô paraolímpico já realizado no país, com 185 participantes de 20 entidades, o torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
A próxima etapa do Grand Prix de Judô acontecerá em São Paulo, entre os dias 9 e 11 de dezembro, e a equipe contará com reforços como Luiz Henrique da Cruz, cortado por lesão no joelho nessa etapa. Além dele, outros atletas que já começam a despontar nos treinos da equipe só aumentam a expectativa por resultados deste grupo de judocas.
A equipe que esteve em Goiânia foi composta por:
Judocas
- Giovana Pilla – preta 

- Hélio Passos – marrom
- Luiza Guterres – roxa
- Rafael Santos – azul
- Wellman Brito - cinza
Comissão Técnica
- Darci Campani – Chefe de Delegação
- Flávio Pereira – Técnico
- Josiane da Rosa – staff 
Os profesores  e atletas que tiverem interese em conhecer o trabalho dessa equipe devem entrar em contato com a ACERGS através do e-mailesporte@acergs.org.br ou visitar o site para maiores informaçõeswww.acergs.org.br
Segue um registro da delegação ACERGS. Da esquerda para a direita:
- Hélio Passos

- Giovana Pilla

- Sensei Flávio Pereira

- Welmann Britto

- Luiza Guterres

- Darci Campani

- Rafael Santos
 
Crédito da foto: Josiane da Rosa (ACERGS)


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ciclo de Palestras sobre Síndrome de Down


02.08 - PSICOLOGIA: Desenvolvimento afetivo, aprendizagem,
               sexualidade e relações sociais: teoria e dicas práticas

09.08 - PSICOPEDAGOGIA:  A aprendizagem da criança: teoria
               e prática

16.08 - FONOAUDIOLOGIA: Como ocorre o processo da linguagem
                 formas de estimulação
           - NUTRIÇÃO: comportamento alimentar e distúrbios da 
                  alimentação
23.08 - TERAPIA OCUPACIONAL e PSICOMOTRICIDADE:
                  Socialização, estimulação e vivências

30.08 - MUSICOTERAPIA: A música como a grande aliada no
                 desenvolvimento dos indivíduos
www.espacodomquixote.com.br
Rua São Caetano 1041 Centro São Leopoldo- RS Fone: (51) 3037.7167


domingo, 24 de julho de 2011

Cães guias precisam aprender seu ofício como qualquer trabalhador e fazem estágio.


Tenha um pouco de paciência e leia ou ouça todo este texto de hoje falando sobre o que aconteceu em Camboriú, Santa Catarina, uma cidade turística, que quer que todos frequentem seus ambientes, será que a casa da sopa acha que deficiente visual não toma sopa e jamais vão lhes dar lucro????
Treinador de cão guia é educador como nós e como o cão guia vai aprender a se portar em um restaurante se não for treinado antes? Parece aquele pessoal que fica em silêncio na parada de ônibus para não atrapalhar o deficiente visual de pegar seu ônibus. Poxa vida!!! 
Estamos juntos para o que precisarem. Fátima Azambuja

     É simplesmente um absurdo isso, o animal está trabalhando e guiando uma pessoa cega.                                                                         

Vamos nos unir e tentar evitar que situações como essa se repitam.
Abraços Celanira.
     Recebi ontem o texto que vai abaixo, relatando agressivas atitudes de rejeição aos possuidores de Cão-Guia. Estive pensando e me parece necessária e adequada uma tomada de atitude junto aos Poderes Constituídos, buscando-se o cumprimento da legisolação sobre o uso de Cães-Guia.
       Nesse sentido, sugiro aos profissionais advogados de nossa lista que, se alguém julgar adequado, colabore no sentido de promover a defesa do trabalho da Escola de Cães Guia, Helen Keller, através de uma medida judicial, chamando a Casa das Sopas do Balneário Camboriú pois, em nosso entendimento, o fato, se aconteceu como foi narrado, não deve passar sem a adequada reparação.      Com agradecimento a todos, envio abaixo, o texto-denúncia que recebi. Waldin de Lima."Assunto: Confusão Cão Guia BC.Data: 15/06/11 17:45Olá Pessoal! Eu e meu marido moramos em Itajaí e passamos por uma situação este dia 10 de junho (sexta-feira) que gostaríamos de contar. Por saber que o boca a boca é a melhor (ou pior) propaganda, envio este email a todos que conheço. Somos voluntários da Escola de Cães Guias Helen Keller de Balneário Camboriu. A Escola está na cidade desde 2005, já entregou 3 cães gratuitamente aos cegos inscritos no programa e está treinando mais 10. Contamos com a competência do instrutor Fabiano Pereira, o único no  país com formação neste treinamento pela Federação Internacional das Escolas de Cães Guias, para o adestramento destes cães.       O papel do voluntário na escola é ficar com o cão dos 2 meses até 1 ano e meio socializando-o, ou seja, nós o levamos em diversos locais para que se adapte às situações, garantindo sua preparação antes de ser entregue ao deficiente visual.    Para que isso ocorra da melhor maneira, foi criada a Lei Federal 11.126 e Decreto .904/2006, a qual assegura o direito, não somente do deficiente visual, mas também do treinador e dos voluntários socializadores a ingressar e permanecer em qualquer ambiente coletivo acompanhados de cão-aprendiz. (Em anexo  está a Lei na íntegra para que você tenha conhecimento).Munidos da lei e seguindo todos critérios que a mesma solicita, fomos jantar na Casa das Sopas em Balneário Camboriú. Ao tentar entrar no estabelecimento o funcionário que fica recepcionando os clientes não permitiu. Como já estamos acostumados com a falta de informação, até mesmo por ser uma lei nova no nosso país, explicamos com toda educação a nossa condição. Resumindo, o funcionário foi extremamente grosseiro, solicitando que nos retirássemos do local, afirmou que a carteira de identificação da Escola de Cães que estávamos portando era falsa, repetindo a seguinte frase diversas vezes:       "Vocês vem de Itajaí até aqui só pra arrumar confusão!" -   a qual eu respondia com delicadeza: "Não senhor, nós viemos até aqui porque a sopa que vocês servem é excelente!".       Frustrados com a postura do funcionário, solicitamos contato com o dono do estabelecimento, utilizando toda gentileza de pessoas civilizadas. Meu marido tentou informar o dono sobre a lei e as penalidades àqueles que não a cumprissem, mas foi em vão, o senhor Carlos não escutou nenhuma palavra e repetia a frase:       "Cachorro não entra aqui!!       O que me deixa chateada não é a falta de informação das pessoas,  esta é completamente compreensível e conseguimos resolver com facilidade. Mas o NÃO ACEITAR novas informações é lamentável. Estávamos com a documentação correta, oferecendo a informação adequada para esta situação e, além de não sermos ouvidos, fomos agredidos verbalmente por estas pessoas. Foi absurdamente indelicada a maneira com que fomos tratados.A cada dia que isso acontece, percebemos a importância do nosso papel, para que o deficiente visual, quando receber o cão esteja com as portas abertas para estes estabelecimentos. Muitas vezes me pego pensando:
"O que é mais difícil: treinar o cão a se comportar nos locais públicos ou treinar as pessoas a receber com dignidade e respeito o deficiente visual com sua "ferramenta de trabalho: o cão."       O meu objetivo em expor esta situação a você é informar outras pessoas que o cão guia, mesmo acompanhado de seu treinador ou voluntário socializador está assegurado PELA LEI FEDERAL a entrar em qualquer local (shopping, padaria, farmácia, mercado, etc).       Para não reforçar o costume que temos de apenas criticar e não elogiar, gostaria de finalizar este e-mail com o agradecimento sincero aos locais que sempre nos deixam entrar com o cão aprendiz sem questionar e, além disso, com um sorriso no rosto por saber a importância do trabalho: Angeloni, Shopping Atlântico, Unimed Litoral, Gol, e tantas...       Gostaria de solicitar que todos encaminhassem este e-mail aos seus contatos. Tendo em vista que a Escola pretende crescer e continuar ajudando muitos outros deficientes visuais, teremos cada dia mais cães-guias circulando pela cidade, as pessoas precisam conhecer!      Seria uma imensa gentileza e, sem dúvida alguma, compensaria a péssima situação que tivemos que enfrentar esta sexta-feira.       Muito obrigada, desejamos muito sucesso e saúde a todos, estão convidados a conhecer a Escola pelo site www.caoguia.org.br, orkut e facebook.
       Grata, Silvia"

sábado, 23 de julho de 2011

Círculo de Seminários Regionais de Economia Solidária RS- próximas datas

A Fides é uma das organizadora do Ciclo de Seminários Regionais de Economia Solidária/RS, junto com os outros participantes da Rede Concerto Social.

Rede Concerto Social convida para o Ciclo de Seminários Regionais de Economia Solidária/RS, que será realizado nos seguintes dias e municípios:
20/08/2011: Bento Gonçalves.
Local: Salão de Atos do Instituto Federal de Educação Tecnológica – IF
RS-BG. Av. Osvaldo Aranha, 540.
Organizador: João Carlos Pereira Junior.
21/10/2011: Santo Antônio da Patrulha.
Local: Qorpo Santo Rua Bolívia s/nº
Organizadora: Jussara Müller de Assis.
Maiores informações: redeconcertosocial@gmail.com

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Miss DV Giselle Hubbe representando o Rio Grande do Sul no Miss DV Brasil 2011


A Miss Deficiente Visual RS, Giselle Hubbe, vai participar do CONCURSO MISS DV BRASIL 2011 no dia 23 de Julho, na AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), a partir das 18 horas, em Natal / RN. Em sua primeira edição, o evento organizado pela Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte (ADEVIRN) busca a valorização da mulher deficiente visual.
Giselle concorre com 17 candidatas, entre 16 e 35 anos, dos seguintes Estados: BAHIA, CEARÁ, DISTRITO FEDERAL, MARANHÃO, PARÁ, PARAÍBA, PARANÁ, PERNAMBUCO, PIAUÍ, RIO DE JANEIRO, RIO GRANDE DO NORTE, SÃO PAULO e SERGIPE. Entretanto, este número ainda pode aumentar, pois as inscrições estão abertas até o próximo dia 15.
A avaliação das candidatas passará pelos critérios que seguem: simpatia, beleza, elegância, charme, desfile de traje de banho e traje social. E como premiação, a vencedora vai receber um final de semana com direito a acompanhante em uma cidade do Brasil de sua escolha.
Giselle foi eleita Miss Deficiente Visual RS no dia 07 de junho, em evento promovido pela Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS). As despesas de estadia e passagens aéreas para a final nacional correrão por conta da parceria entre a ADEVIRN e a ACERGS.
Foto: Giselle Hubbe recebe a coroa da Miss Rio Grande do Sul 2009 Bruna Felisberto. Crédito: Jorge Scherer
Giselle está com um vestido preto com faixas brilhantes na diagonal do corpo, cabelos lisos longos, brincos longos e brilhantes, com um buquê de rosas vermelhas e flores do campo(mosquitinho) enlaçado em papel crepom vermelho, ao lado a Bruna, cabelos longos nem tão lisos, sem brincos de sobretudo creme com gola lateral grande com botões da mesma cor e bem grandes.
   As duas são muito lindas e a nossa torcida é pela Giselle, Giselle ecreve com dois elles e Hubbe com H inicial e dois bês.

terça-feira, 21 de junho de 2011

olhar com outro olhar

foto de dois jogadores de Futebol de 5 disputando uma jogada

Versão acessível – Convite – Abertura da exposição Olhar com Outro Olhar
Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Museu do Futebol convidam para a abertura da exposição Olhar com Outro Olhar. Venha olhar com outro olhar como as pessoas cegas e com baixa visão veem e celebram o futebol. Abertura dia 18 de junho de 2011 ao meio dia. No mesmo dia, lançaremos o audioguia do Programa de Acessibilidade da exposição de longa duração do Museu do Futebol.
Local: Museu do Futebol – Praça Charles Miller, s/nº (Estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu) Telefone: (11) 3664-3848 - Site:www.museudofutebol.org.br

Descrição do convite:
O convite retangular, escrito com letras pretas sobre fundo amarelo, é ilustrado, no lado esquerdo, por foto de dois jogadores de Futebol de 5 disputando uma jogada. Um está à frente e veste camisa amarela com detalhes e número 11 em preto; o outro, atrás, veste camisa vermelha; ambos estão vendados e usam bermudas pretas. No lado direito, junto com o texto do convite, a logomarca da exposição – um olho estilizado preto, com pupila branca deslocada para o lado superior esquerdo, contornado por um semicírculo laranja e outro preto – e, na parte de baixo, as logomarcas do Instituto da Arte do Futebol Brasileiro, do Museu do Futebol, do Governo do Estado de São Paulo e de empresas e instituições apoiadoras: Instituto Mara Gabrilli, Fundação Roberto Marinho, Rede Globo de Televisão, EPSON, Civiam, Comitê Paraolímpico Brasileiro, LaraMara, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Prefeitura de São Paulo, AACD e Derdic.

Respeitamos a política de privacidade na internet. Caso queira que seu e-mail seja removido de nosso cadastro e não mais receber nossos informativos,clique neste link.

ALRS e Câmara Federal debatem o Plano Nacional de Educação no dia 27

PRESIDÊNCIA
ALRS e Câmara Federal debatem o Plano Nacional de Educação no dia 27
Mariela Carneiro - MTE 13928 | Presidência   14:42 - 17/06/2011
Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373     
 
Em reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), o deputado federal Nelson Marchezan Jr (PSDB/RS) apresentou a proposta para o debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), que ocorrerá na Casa no dia 27 de junho, a partir das 13 horas. Marchezan, que é membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, afirmou que o evento terá a presença dos parlamentares das comissões de Educação da ALRS e da Câmara, além de integrantes de setores da sociedade civil organizada, vinculadas à educação.“Queremos escutar a sociedade sobre o Plano. Esse é projeto que tramita na Câmara que já tem quase 13 mil emendas e que dá uma visão geral, estabelece diretrizes e metas para a educação brasileira de forma integral para os próximos 10 anos”, explicou. De acordo com o parlamentar, a intenção é fazer uma análise mais aprofundada do PNE. “Queremos receber e analisar as experiências positivas para enriquecer o debate e fazermos um termo nacional com metas que sejam mais linkadas à realidade. Não queremos um Plano Nacional de Educação que seja só uma carta de intenções”, salientou Marchezan.

A EDUCAÇÃO GANHANDO VITÓRIAS -PL-6706/2006

Câmara aprova obrigatoriedade do ensino de Libras e Braile
Gustavo Lima
Efraim Filho
Efraim Filho foi favorável à proposta.
A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira proposta que obriga as escolas públicas e privadas a oferecer a seus alunos com necessidades especiais as linguagens específicas que lhes permitam uma perfeita comunicação, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o sistema Braile

A proposta, que foi aprovada em caráter conclusivo e segue para o Senado, estabelece que “os sistemas de ensino deverão assegurar aos alunos com necessidades especiais métodos pedagógicos de comunicação, entre eles: Língua Brasileira de Sinais (Libras), tradução e interpretação de Libras, ensino de Língua Portuguesa para surdos, sistema Braille; recursos áudios e digitais, orientação e mobilidade; tecnologias assistivas e ajudas técnicas; interpretação da Libras digital, tadoma e outras alternativas de comunicação”.
O texto aprovado, que altera o capítulo sobre educação especial da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96), também amplia o conceito de educação especial. Conforme a definição atual, trata-se da “modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais”.

Conforme a proposta, a educação especial é a “modalidade de educação escolar que realiza o atendimento educacional especializado, definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns oferecidos, preferencialmente, na rede regular de ensino”.As demais características da educação especial, descritas no artigo 59 da lei, são mantidas pela proposta aprovada hoje.O texto aprovado é uma emenda do relator da proposta na CCJ, Efraim Filho (DEM-PB), que se baseou no substitutivo aprovado anteriormente pela Comissão de Seguridade Social e Família ao Projeto de Lei 6706/06, da ex-senadora Ideli Salvati (PT-SC), hoje ministra das Relações Institucionais.A proposta original previa apenas a inclusão da Libras no currículo, mas foi ampliado, atendendo às demais pessoas com deficiência. O texto volta para o Senado por ter sido alterado.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Tiago Miranda
Edição - Wilson Silveira


A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

Para lembrar do Baile de Debutantes Especiais-2008

Para lembrar do Baile de Debutantes Especiais-2008

Primeira Dama de Alvorada Rejane Brum no meio de nós.

Primeira Dama de Alvorada Rejane Brum no meio de nós.

Diretora Neuza (azul) e Seu Azambuja no camarin dos bailarinos.

Diretora Neuza (azul) e Seu Azambuja no camarin dos bailarinos.

Thiago e Vanessa.

Thiago e Vanessa.

Coreografia criada pela Gislaine, dançada por ela, Andressa e Francielle.

Coreografia criada pela Gislaine, dançada por ela, Andressa e Francielle.

Bailarina Gislaine.

Bailarina Gislaine.
© 2008 Por *Templates para Você*