A deficiência visual tem impedido que muitas crianças se desenvolvam na vida escolar e social. Para mudar essa realidade Alvorada conta com o Projeto "Vemos com as Mãos", desenvolvido na Escola Senador Salgado Filho pela professora Fátima Azambuja.
Atendendo crianças e adolescentes portadores de deficiência visual, o projeto se desenvolve em uma sala de recursos adaptados onde os alunos aprendem a realizar as tarefas do dia-a-dia, como arrumar cama, cozinhar e lavar louça.
Hoje o projeto atende 28 alunos da Salgado Filho e outros em dez escolas da cidade, sempre no turno inverso ao da aula. Atividades como balé e capoeira também fazem parte da rotina dos alunos. Fátima Azambuja ressaltou que "os alunos tem se sentido valorizados, e percebe-se a mudança imediata da sua auto-estima".
Melhorar a relação entre professores e alunos com relação aos estudantes que possuem algum tipo de deficiência é também um dos objetivos do projeto.
- Dia 13 de agosto o projeto foi apresentado durante a abertura 2ª Congresso "Vemos com as Mãos" - Encontro de Educação Inclusiva, nas dependências da Escola, contando com a presença da coordenadora da Mulher da Prefeitura de Alvorada, Mari De Bortoli, da diretora Neusa e professora Fátima Azambuja, idealizadora.
- fonte: site da prefeitura de Alvorada
1 comentários:
Parabéns pelo trabalho que desenvolves. É emocionante ler os relatos do teu blog. Sucesso sempre, que surjam mais Fátimas. Beijão, Ester.
Postar um comentário