Eric Tridas e Nancy Hennessy, considerados dois dos principais pesquisadores sobre o distúrbio da dislexia em todo o mundo, participam do 8º Simpósio Internacional, que acontece em Setembro, na cidade de São Paulo
Entre os dias 11 e 13 de setembro, durante o 8º Simpósio Internacional de Dislexia que acontece em São Paulo, professores, orientadores, diretores de escolas, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e médicos, além de pais, familiares e pessoas interessadas, terão a oportunidade de ouvir duas das principais autoridades mundiais no assunto: os doutores Eric Tridas e Nancy Hennessy. A dislexia é definida como um distúrbio de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração que acomete milhares de crianças, jovens e adultos em todo mundo.
Dr. Tridas é diretor do Tridas Center for Child Development, centro de tratamento e pesquisas que certifica pediatras no diagnóstico especializado no desenvolvimento e condições comportamentais das crianças, como dificuldades de aprendizagem, autismo e paralisia cerebral, entre outros. Graduado pela Universidade de Porto Rico, especializou-se no desenvolvimento infantil e nas dificuldades de aprendizagem no Children''''s Hospital Medical Center, em Boston. Foi professor da Escola de Medicina da Universidade de Harvard e completou sua residência em pediatria no Hospital Infantil de Búfalo. Drº Tridas é professor assistente na prática família na Faculdade de Medicina da Universidade de South Florida e membro do conselho nacional da Associação Internacional Dislexia. No Simpósio, falará sobre "O ABC da Dislexia, Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Nancy Hennessy, é uma experiente professora, administradora, diagnosticadora e consultora especializada em educação especial. Entre 2003 e 2005, foi presidente da Associação Internacional Dislexia (IDA). Graduada em psicologia pela Regis College e com graduação em educação especial pela William Paterson University, tem atuado fortemente na implementação de ferramentas inovadoras para necessidades especiais de desenvolvimento em escolas públicas. Foi a responsável pelo treinamento do Departamento de Educação de New-Jersey para seu projeto piloto "Plano de Revisão de Educação Especial", sendo responsável pelo levantamento de dados, treinamento e disseminação das atividades por todo o Estado. No Brasil, irá abordar o tema "De que maneira a pesquisa facilita a mudança para a instrução de Leitura".
Segundo Rosemari Marquetti de Mello, presidente voluntária da Associação Brasileira de Dislexia, a presença desses profissionais no Brasil "é uma oportunidade única para aprofundarmos nossos conhecimentos e travarmos contato com novas técnicas de diagnostico e tratamento da dislexia. Vale lembrar que, de acordo com a International Dyslexia Association - IDA, 17% da população mundial sofrem deste distúrbio".
Rosemari ainda informa que a Associação Brasileira de Dislexia inicia a formação de grupos de estudo para, em breve, divulgar um perfil sobre o problema da dislexia no Brasil. "Possuímos em nossos arquivos mais de 4000 diagnósticos que poderão fornecer para a sociedade informações importantes sobre como detectar, entender e tratar as pessoas que sofrem deste distúrbio".[14]
Serviço:
8º Simpósio Internacional de Dislexia - "Dislexia, Cognição e Aprendizagem"
Datas: 11, 12 e 13 de setembro de 2008
Local: Auditório da FMU - Campus Ibirapuera
Avenida Santo Amaro, 1239 - Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
Inscrições no site www.dislexia.org.br
Informações: contato@dislexia.org.br
0 comentários:
Postar um comentário