SINTOMASVários sintomas permitem a identificação da dislexiaDesempenho inconstante (tem hora que aprende fácil e em outras não)Demora na aquisição da leitura e da escritaLentidão nas tarefas de leitura e escrita, mas não nas oraisDificuldade com os sons das palavras e, conseqüentemente, com a soletração Escrita incorreta, com trocas, omissões , junções e aglutinações de fonemasDificuldade em associar o som ao símboloDificuldade com a rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no final das palavras)Discrepância entre as realizações acadêmicas, as habilidades lingüísticas e o potencial cognitivo.Dificuldade em associações, como por exemplo, associar os rótulos aos seus produtosDificuldade com cálculos mentaisDificuldade em reconhecer o direito do esquerdo, a frente do versoTroca fácil os sapatos Costuma cair mais do que as outras pessoas quando correOs objetos pessoais normalmente são bagunçadosDificuldade para se concentrarPodem ir de um extremo ao outro, ou seja, são hiperativos, pois não param quietos e querem mexer em tudo. Também não param de falar ou apresentam hipoatividade - ficam quietos e se manifestam pouco, como se tivessem medo de tudo e de todos."Enfim, o universo é enorme, mas não é para se preocupar, pois se feito o diagnóstico de forma correta, e os professores colaborarem, isso facilita o aprendizado do disléxico e muda a sua vida familiar e social, tornando-se mais dócil e fácil de lidar.SERVIÇOAssociação Brasileira de DislexiaMais informações pelo telefone (11) 3258-7568 ou pelo site: www.dislexia.org.br
Quer entrar em contato conosco?
Professora Fátima Rosane Dias Azambuja
e-mail: vemoscomasmaos@gmail.com
e-mail: vemoscomasmaos@gmail.com
Sala de Recursos para Deficientes Visuais da E.E.E.M.Sen.Salgado Filho - Alvorada-RS
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário