Quer entrar em contato conosco?

Professora Fátima Rosane Dias Azambuja
e-mail: vemoscomasmaos@gmail.com
Sala de Recursos para Deficientes Visuais da E.E.E.M.Sen.Salgado Filho - Alvorada-RS

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Para quem ainda tem dúvidas sobre a Dislexia...

O que é dislexia?

Pessoas com dislexia têm dificuldades de processamento de informação escrita. Isto pode causar problemas com a leitura, escrita e ortografia.

Na comunidade médica, existem muitas diferentes definições de dislexia. Entretanto, a maioria dos especialistas concorda que as pessoas com dislexia têm uma dificuldade de fazer uma ligação entre as palavras escritas e cartas, e os sons que eles representam.

A dislexia é geralmente definida como uma deficiência de aprendizagem, no entanto, convém sublinhar que o estado não tem nenhum efeito na inteligência.

Quão comum é a dislexia?

Estima-se que entre 5-10% das pessoas são afetadas pela dislexia.

Estudos realizados parecem sugerir que a doença é mais comum em meninos. No entanto, alguns especialistas têm argumentado que estes números podem ser enganadores como meninas podem ser melhores em esconder a sua dislexia confiando em suas habilidades verbais, enquanto os meninos são mais propensos a ser manchado em uma idade precoce, elas tendem a ser mais agitada na escola.



Tarifas da dislexia são as mesmas em todos os grupos étnicos, mas a linguagem desempenha um fator. Por exemplo, os países que têm as línguas em que há uma ligação clara entre a forma como uma palavra é escrita, e como soa, como espanhol ou italiano, apresentam taxas mais baixas de dislexia.

A dislexia é uma maneira diferente de pensar

Alguns especialistas têm argumentado que não é correcto classificar a dislexia como um problema com o pensamento, sublinhando que esta é apenas uma maneira diferente de pensar. Pessoas com dislexia têm dificuldades só porque eles são forçados a se adaptar a um mundo não-disléxicos.


Por exemplo, a maioria dos métodos de ensino e muitas áreas de trabalho tendem a enfatizar as habilidades que as pessoas com dislexia têm problemas com, como leitura, escrita, lembrando-se listas e grupos, e organização e planejamento.



No entanto, as habilidades que as pessoas com dislexia tendem a ser melhor das hipóteses, como o pensamento criativo, a consciência visual, resolução de problemas e comunicação verbal, só tendem a ser salientado em determinadas áreas, como as artes, a mídia, além de um número de disciplinas científicas, como física, matemática e programação de computadores.


Brain estudos de imagem têm demonstrado que pessoas com dislexia usar diferentes partes do seu cérebro, e utilizar mais o hemisfério direito do cérebro, que está envolvida nos aspectos mais criativos do pensamento.
Pessoas com dislexia podem muitas vezes:
ter boas habilidades verbais,
ter boas habilidades sociais,
são capazes de pensar lateralmente e resolver problemas, fazer conexões inesperadas (muitas vezes, é relatado que as pessoas com dislexia pode resolver problemas complexos sem ter consciência de como eles chegaram à solução),
são capazes de entender o "quadro geral", e
tem bom raciocínio visual e habilidades de consciência. Enquanto a maioria das pessoas só são capazes de pensar em '2 D ', as pessoas com dislexia pode pensar em '3 D'.
Postado por DIS.LEXICOS@IBA_SEUS_DIREITOS às Domingo, Outubro 25, 2009 0

0 comentários:

Para lembrar do Baile de Debutantes Especiais-2008

Para lembrar do Baile de Debutantes Especiais-2008

Primeira Dama de Alvorada Rejane Brum no meio de nós.

Primeira Dama de Alvorada Rejane Brum no meio de nós.

Diretora Neuza (azul) e Seu Azambuja no camarin dos bailarinos.

Diretora Neuza (azul) e Seu Azambuja no camarin dos bailarinos.

Thiago e Vanessa.

Thiago e Vanessa.

Coreografia criada pela Gislaine, dançada por ela, Andressa e Francielle.

Coreografia criada pela Gislaine, dançada por ela, Andressa e Francielle.

Bailarina Gislaine.

Bailarina Gislaine.
© 2008 Por *Templates para Você*