Quer entrar em contato conosco?

Professora Fátima Rosane Dias Azambuja
e-mail: vemoscomasmaos@gmail.com
Sala de Recursos para Deficientes Visuais da E.E.E.M.Sen.Salgado Filho - Alvorada-RS

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A História do Futebol Paraolímpico em Porto Alegre -


Professora insere cegos no futebol


Foto da professora Yula - Crédito: Paulo Nunes01/03/2010
Muito antes do futebol para cegos virar esporte Paraolímpico, meninos e meninas com deficiência visual já desafiavam a lida com a bola numa escola de Porto Alegre. Foi lá pela década de 50 que os alunos provavam a doçura dos gols, num campo improvisado pelas Irmãs, no pátio do Instituto Santa Luzia. Os idealizadores dessa façanha e precursores na inserção de crianças cegas no esporte foram os professores de Educação Física da instituição, que atua com educação de deficientes visuais desde 1940.

Uma dessas visionárias está hoje com 86 anos e vive com a família no bairro Glória. Yula Maria Green Hervé formou-se professora de Educação Física em 1941. Rompendo com os padrões da época, a mulher de cabelos prateados e expressão delicada lembra: "Tive que aprender com eles a transferir a percepção das atividades para a habilidade do tato e a sensibilidade da audição".

Yula e outros educadores resolveram prender tampinhas de garrafa num arame para amarrá-lo na pelota. Pronto: estava inventado o guizo, o qual foi aprimorado e, atualmente, permite que os cegos pratiquem o esporte que envolve o imaginário das crianças brasileiras. Um dos atletas inspirados pela iniciativa é o pedagogo Waldin de Lima. "Na última partida que joguei, acabei machucado com uma das tampinhas. Mas o importante é que a gente se diverte. Até então, os cegos estavam condenados à inércia corporal", diz emocionado.

Waldin também foi um dos estudantes no curso de Massagem, criado por Yula, em 1965, na Escola Superior de Educação Física (Esef). "Graças a tal oportunidade, muitos cegos da minha geração tiveram acesso a uma profissão", conclui. No dia 7 de março, cerca de 20 ex-pupilos prestarão homenagem à mestra. "Iremos demonstrar a nossa gratidão à mulher que atuou para inserir os cegos na vida social, como educadora e com sua imensa sensibilidade humana", justifica Waldin.


Fonte: Correio do Povo

0 comentários:

Para lembrar do Baile de Debutantes Especiais-2008

Para lembrar do Baile de Debutantes Especiais-2008

Primeira Dama de Alvorada Rejane Brum no meio de nós.

Primeira Dama de Alvorada Rejane Brum no meio de nós.

Diretora Neuza (azul) e Seu Azambuja no camarin dos bailarinos.

Diretora Neuza (azul) e Seu Azambuja no camarin dos bailarinos.

Thiago e Vanessa.

Thiago e Vanessa.

Coreografia criada pela Gislaine, dançada por ela, Andressa e Francielle.

Coreografia criada pela Gislaine, dançada por ela, Andressa e Francielle.

Bailarina Gislaine.

Bailarina Gislaine.
© 2008 Por *Templates para Você*