Uma novela mostrou uma criança cega que era escondida pela mãe e um adulto cego independente, criou-se o debate e muita coisa melhorou. Agora outra novela tocou de leve no assunto da Dislexia e está na hora de não deixarmos a discussão esfriar.
Sugiro que se manifestem apoiando o projeto e que entrem nas comunidades de disléxicos do
orkut, pois vendo cada um falar sobre si fica muito mais fácil de entender o que acontece, bom, pelo menos para mim foi assim. Abração para a Elizabete, guerreira! Conto com todos.
Fátima Azambuja
A existência da dislexia em cheque
'A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurobiológica. É caracterizada pela dificuldade no reconhecimento e fluência na decodificação e soletração. Essa dificuldade resulta tipicamente num déficit do componente fonológico da linguagem que é inesperada em outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária'.
Essa definição dos especialistas Bradly, E. Dickman e G. Eden, foi escrita em 2003, mais de um século depois que, em 1896, o médico oftalmologista James Hilshenwood diagnosticou o primeiro caso de dislexia na Inglaterra. Desde então, inúmeras pesquisas, realizadas nos campos da neurologia, oftalmologia e lingüística, provaram a existência dessa entidade médica. Na pesquisa genética, levantamentos indicaram que os cromossomos afetam significativamente o desenvolvimento da habilidade ortográfica, da atenção fonológica, da decodificação de fonemas e do reconhecimento de palavras.
Países do mundo todo ainda investem em pesquisas para lidar com os problemas que os disléxicos apresentam caso não sejam diagnosticados – e o Brasil está entre os países que desenvolvem trabalhos clínicos em algumas áreas especializadas. Ressalte-se que cada disléxico é um caso e deve ser tratado como tal. Daí a necessidade do diagnóstico ser precoce e multidisciplinar e a terapia também.
No entanto, em São Paulo, nada se tem feito para diagnosticar a dislexia, principalmente entre as crianças em idade escolar do conjunto mais carente da população, que é atendida pelo sistema de ensino municipal – o que levou o vereador Juscelino a apresentar Projeto de Lei na Câmara Municipal voltado, exatamente, para criar condições de identificação da dislexia entre as crianças da rede de ensino municipal.
Assine o manifesto de apoio ao projeto de lei do vereador Juscelino, preenchendo o formulário no site abaixo:
http://www.vereadorjuscelino.com.br/content.asp?tipo=projeto_especial&palavra=Manifesto%20de%20Apoio%20ao%20PL%20da%20Dislexia
DISLEXICOS QUEREMOS CONTATO:
Elizabete Rodrigues
Pedagoga/ Psicopedagoga
Quer entrar em contato conosco?
Professora Fátima Rosane Dias Azambuja
e-mail: vemoscomasmaos@gmail.com
e-mail: vemoscomasmaos@gmail.com
Sala de Recursos para Deficientes Visuais da E.E.E.M.Sen.Salgado Filho - Alvorada-RS
segunda-feira, 19 de maio de 2008
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2 comentários:
BOA TARDE QUERIDA!!
MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS!!
O NOSSO TRABALHO DEPENDE DE CADA MEMBRO DO NOSSO GRUPO.
OBRIGADA POR VC PARTICIPAR DA NOSSA
LUTA.
ABJNCRÃO!!!
PS: ESTAREI EM SÃO PAULO NO SIMPOSIO DA ABD. ESPERO ENCONTRAR A TODOS.
A pedagoga Elizabete da Rocha Aguiar, portadora do distúrbio, é também professora alfabetizadora e cursa a pós-graduação em Psicopedagogia. Apesar das dificuldades na escrita, Elizabete realiza suas atividades normalmente. “Só tive consciência do que estava acontecendo comigo depois que já tinha meu emocional comprometido”, conta. E alerta: “Seria importante que todo disléxico assumisse sua condição. Vale lembrar que não somos doentes para procurar a cura. Devemos ir à procura do entendimento do nosso ser pensante e atuante”, diz.•
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