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Professora Fátima Rosane Dias Azambuja
e-mail: vemoscomasmaos@gmail.com
Sala de Recursos para Deficientes Visuais da E.E.E.M.Sen.Salgado Filho - Alvorada-RS

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Sobre dislexia

FONTE DE PESQUISA: http://www.ajudas.com/notVer.asp?ID=1322 Dislexia: Como Identificar? Como Intervir? quarta-feira, 2 de abril de 2008 por Dra.PaulaTeles Imagem ilustrativa desta notícia«A dislexia não tem nada a ver com problemas de visão nem com falta de inteligência, mas é um défice fonológico». Esta explicação é sempre dada da mesma forma pela Dra. Paula Teles, psicóloga educacional, autora do "Método Fonomímico Paula Teles" e uma das maiores investigadoras nacionais na área das dificuldades da aprendizagem da escrita e leitura. O ajudas.com abordará este mês de Maio o tema Dislexia. Para isso contaremos, neste espaço, com diversos artigos escritos pela Dra. Paula Teles, bem como a sugestão e explicação dos materiais mais indicados por esta grande especialista na matéria. O Método Fonomímico Paula Teles - I Parte Os Cartões Fonomímicos e o CD com as Cantilenas do Abecedário, foram elaborados tendo como referência os resultados da investigação neurocientífica, os estudo e a experiência profissional da autora, professora e psicóloga educacional, que ao longo de mais de quatro décadas tem exercido a sua actividade profissional na avaliação, ensino e reeducação de crianças e jovens com perturbações da linguagem, da leitura e da escrita. Estes materiais propõem-se iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita mediante a realização de actividades lúdicas, atractivas e divertidas. As crianças observam os desenhos de cada “Animal-Fonema”, ouvem e cantam as suas “Histórias-Cantilenas”, mimam os respectivos gestos. imagem do conjunto de cartões de trabalho do método fonomímico da Dra. Paula Teles Através desta metodologia fonomímica, multissensorial, descobrem com prazer a relação entre os sons da linguagem oral e as letras do alfabeto e, de degrau em degrau, vão progredindo nas competências da leitura e da escrita, aprendem a sério…a brincar… Têm como objectivos específicos: · Desenvolver a Consciência Fonémica - a consciência de que as palavras da linguagem oral são formadas por fonemas. · Ensinar o Princípio Alfabético - ensinar que os fonemas da linguagem oral são representados pelas letras do alfabeto. · Ensinar as Correspondências Fonema Û Grafema - o conhecimento automático das diferentes correspondências fonema Û grafema. · Ensinar as Irregularidades nas Correspondências Fonema Û Grafema - ensinar que alguns fonemas que podem ser representados por diversos grafemas e que alguns grafemas têm diferentes correspondências fonémicas. · Memorizar as Cantilenas do Abecedário. Destinam-se a todas as crianças, com e sem dificuldades fonológicas ou de leitura, desde a fase de “leitores-ouvintes” até conseguirem atingir uma leitura correcta, fluente e compreensiva. Artigo publicado na Revista Portuguesa de Clínica Geral, (Actualizado). Saber mais com o

Notícias relacionadas 1/5/2008 Um Abecedário e um silabário que ajudam muito.... DISLEXICOS QUEREMOS CONTATO: Elizabete Rodrigues Pedagoga/ Psicopedagoga/NEUROPEDAGOGA.

1 comentários:

JUCIMAR SIDNEY disse...

Olha... amei!!!
Gostei tanto que tenho uma surpresa pra vc no blog http://jucimarsidney167.blogspot.com/

Grande abraço!

Para lembrar do Baile de Debutantes Especiais-2008

Para lembrar do Baile de Debutantes Especiais-2008

Primeira Dama de Alvorada Rejane Brum no meio de nós.

Primeira Dama de Alvorada Rejane Brum no meio de nós.

Diretora Neuza (azul) e Seu Azambuja no camarin dos bailarinos.

Diretora Neuza (azul) e Seu Azambuja no camarin dos bailarinos.

Thiago e Vanessa.

Thiago e Vanessa.

Coreografia criada pela Gislaine, dançada por ela, Andressa e Francielle.

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Bailarina Gislaine.

Bailarina Gislaine.
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