FONTE DE PESQUISA:
http://www.ajudas.com/notVer.asp?ID=1322
Dislexia: Como Identificar? Como Intervir?
quarta-feira, 2 de abril de 2008 por Dra.PaulaTeles
«A dislexia não tem nada a ver com problemas de visão nem com falta de inteligência, mas é um défice fonológico». Esta explicação é sempre dada da mesma forma pela Dra. Paula Teles, psicóloga educacional, autora do "Método Fonomímico Paula Teles" e uma das maiores investigadoras nacionais na área das dificuldades da aprendizagem da escrita e leitura.
O ajudas.com abordará este mês de Maio o tema Dislexia.
Para isso contaremos, neste espaço, com diversos artigos escritos pela Dra. Paula Teles, bem como a sugestão e explicação dos materiais mais indicados por esta grande especialista na matéria.
O Método Fonomímico Paula Teles - I Parte
Os Cartões Fonomímicos e o CD com as Cantilenas do Abecedário, foram elaborados tendo como referência os resultados da investigação neurocientífica, os estudo e a experiência profissional da autora, professora e psicóloga educacional, que ao longo de mais de quatro décadas tem exercido a sua actividade profissional na avaliação, ensino e reeducação de crianças e jovens com perturbações da linguagem, da leitura e da escrita.
Estes materiais propõem-se iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita mediante a realização de actividades lúdicas, atractivas e divertidas. As crianças observam os desenhos de cada “Animal-Fonema”, ouvem e cantam as suas “Histórias-Cantilenas”, mimam os respectivos gestos.
Através desta metodologia fonomímica, multissensorial, descobrem com prazer a relação entre os sons da linguagem oral e as letras do alfabeto e, de degrau em degrau, vão progredindo nas competências da leitura e da escrita, aprendem a sério…a brincar…
Têm como objectivos específicos:
· Desenvolver a Consciência Fonémica - a consciência de que as palavras da linguagem oral são formadas por fonemas.
· Ensinar o Princípio Alfabético - ensinar que os fonemas da linguagem oral são representados pelas letras do alfabeto.
· Ensinar as Correspondências Fonema Û Grafema - o conhecimento automático das diferentes correspondências fonema Û grafema.
· Ensinar as Irregularidades nas Correspondências Fonema Û Grafema - ensinar que alguns fonemas que podem ser representados por diversos grafemas e que alguns grafemas têm diferentes correspondências fonémicas.
· Memorizar as Cantilenas do Abecedário.
Destinam-se a todas as crianças, com e sem dificuldades fonológicas ou de leitura, desde a fase de “leitores-ouvintes” até conseguirem atingir uma leitura correcta, fluente e compreensiva.
Artigo publicado na Revista Portuguesa de Clínica Geral, (Actualizado).
Saber mais com o
Notícias relacionadas 1/5/2008 Um Abecedário e um silabário que ajudam muito....




1 comentários:
Olha... amei!!!
Gostei tanto que tenho uma surpresa pra vc no blog http://jucimarsidney167.blogspot.com/
Grande abraço!
Postar um comentário